O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

domingo, 31 de maio de 2009

Turma do 2º ano/2009

Após a leitura e interpretação do poema "Crescendo e aprendendo",autoria de Berenice Gehlen Adams, foi proposta uma produção textual:

Na escola já aprendi que...



Na aula de OPV aprendi a respeitar mais.
Na aula de Ciências aprendi a respeitar a natureza.
Na aula de Educação Física aprendi brincadeiras novas.
Na aula de Português aprendi a escrever bilhetes.
Gabrielle, maio/2009



Eu aprendi a escrever.
E também aprendi a respeitar.
Eu aprendi a não jogar lixo na rua.
Aprendi a não bater nos colegas.
Eu aprendi a estudar.
Aprendi a não faltar.
Aprendi a trazer o material e a estudar os fatos em Matemática.
Pedro, maio/2009.

Turma do 2º ano/2009





"Pais e escola devem sempre caminhar juntos, uma vez que as duas sociedades têm um mesmo objetivo a formação e o desenvolvimento da criança [...]".
MEYER, Cybele. Revista do professor. Porto Alegre. out./dez.2006.

No dia 13 desse mês realizou-se a segunda reunião com o objetivo de avaliar o desenvolvimento da turma no 1º bimestre. E para conferir, a reunião foi registrada pela representante de turma Grace, mãe do aluno Matheus. Contamos também com a colaboração da Profª Silvana.

Agradeço o comparecimento e a parceria que se firma à cada encontro.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Turma do 2º ano/2009

Ciências- Livro Projeto Pitanguá (org. Ed. Moderna): Unidade 2- A água e o ar. Após a leitura e seleção de gravuras pelos alunos sobre o texto "As baleias precisam de ar" (p.27), a aluna Karina trouxe os livrinhos de histórias da coleção No fundo do mar: "Bia e Toni, as baleias" e "Kaká, o golfinho", textos de Daniela Melo, editora Vale das letras. Família e aluna atenta aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula e participando!

domingo, 24 de maio de 2009

Turma do 2º ano/2009



Rodinha: Diariamente na sala de aula realizamos a rodinha para ler, escutar e comentar histórias, debater temas novos, elaborar atividades. É um momento muito prazeroso para a turma. Agradecemos à Professora Silvana pelas fotos.

Turma do 2º ano/2009

Sugestão do livro didático "Interagindo com a Geografia" (Sourient; Rudek; Camargo). Unidade 1- Capítulo 3- O direito de ter companhia.

Belo Horizonte, 22 de maio de 2009.
Karina,
Boa tarde!
Eu gosto de Você.
Você é minha amiga.
Nós brincamos juntas porque você é minha melhor amiga.
Eu adoro você!
Um abraço,
Maria Eduarda

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Amigos na Educação


Recebi esses selos de amizade do Professor Valdemir Reis (Piauí) e do Professor Israel Lima (São Paulo). Estou muito contente em compartilhar ideias e conhecimentos. Essa troca nos faz motivados a continuar pela educação...

terça-feira, 19 de maio de 2009

Turma do 2º ano/2009

Após leitura do livro "Gato que pulava em sapatos", de Fernanda Lopes de Almeida (mais um livro cedido pelo aluno Matheus e sua mãe Grace); o aluno Samuel fez uma síntese do livro:
Em uma casa morava um gatinho limpinho. Mas na verdade ele não gostava desse vida. O gatinho Mimi gostava de pular nos telhados.
Samuel, maio/2009.



Matemática: A aluna Cinara trouxe como contribuição de sua mãe Maria Cristina, muitas folhinhas, material que irá reforçar e enriquecer o trabalho de reconhecimento de calendário.
Português: Cinara trouxe também o livro "Marcha criança: 1º grau/ Maria Teresa et. al.- São Paulo: Scipione, 1996. De onde retirei textos que podem aprimorar a leitura e a compreensão de texto pela turma.É muito gratificante ver a família interagindo com a escola.

domingo, 17 de maio de 2009

Turma do 2º ano/2009

Geografia- Atividade sugerida no livro Interagindo com a Geografia (Sourient; Rudek; Camargo. 2005. p.25).
Unidade 1- Capítulo 2-
Que tal contar para alguém de quem você gosta o quanto ele é importante para você?
Belo Horizonte, 15 de maio de 2009.
Vovó,
Boa tarde!
Você e eu formamos uma família.
Te amo, vovó!
Você me trata como neto. É tudo para mim, vovó!
Com carinho,
Hugo


"De quem eu gosto"
Eu gosto da minha mamãe porque é bonita e muito legal.
Eu gosto dela porque é trabalhadora.
Ela tem amor por mim. Ela não fala mentira.
Ariane, maio/2009.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Turma do 2º ano/2009


Reconto coletivo do livro "O gato que gostava de cenoura", de Rubem Alves.
O gatinho Gulliver gostava muito de comer cenouras. Os pais descobriram que o gatinho comia cenoura escondindo deles. Levaram-no ao médico para fazer vários exames, levaram-no ao padre, que disse que isso era um pecado! Gulliver foi à escola e o professor aceitou-o como ele era, tornado-se amigos. Gulliver continuou comendo cenouras.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Turma do 2º ano/2009



Nessa semana na "Hora da história" a turma vai conhecer a história de um gatinho diferente: "O gato que gostava de cenoura", de Rubem Alves. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 1999. A história será lida em capítulos durante a semana pela professora. É um complemento para a unidade em estudo: "Era uma vez um gato xadrez", no livro didático Linhas e Entrelinhas. Agradecemos a colaboração de Matheus e de sua mãe Grace.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Turma do 2º ano/2009

Livro "Linhas e Entrelinhas", p.31. Após ouvir a Fábula de Esopo "O leão e o ratinho", foi proposto que as crianças escrevessem sobre qual personagem mais gostaram na história. Leiam a apreciação de Matheus:


Gostei do ratinho. Um caçador colocou uma rede na árvore, o leão andou no mato, pisou na rede e subiu. O ratinho soltou cada pedacinho da rede para ajudar o leão. Os dois ficaram felizes.
Matheus