O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

UMA PRODUÇÃO ESPONTÂNEA

O SEGUNDO ANO COM A JOYCE

TUDO COMEÇOU QUANDO EU FUI PARA O SEGUNDO ANO.
QUANDO EU CHEGUEI À ESCOLA A MARGARETHE FALOU QUE EU ERA DA SALA 13.
EU FUI DIRETO PARA LÁ E CONHECI MUITA GENTE E PRINCIPALMENTE A PROFESSORA JOYCE.
PRIMEIRO ELA ME DEU O LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, DEPOIS O DE CIÊNCIAS E FOI INDO, O ÚLTIMO FOI O DE MATEMÁTICA.
COM O TEMPO EU FUI APRENDENDO MUITAS E MUITAS COISAS, ATÉ QUE NÓS PASSAMOS PARA O SEGUNDO BIMESTRE.
NO SEGUNDO BIMESTRE EU JÁ SABIA RESOLVER FATOS DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.
NO TERCEIRO BIMESTRE NÓS FIZEMOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, COMO A PIRÂMIDE, CILINDRO, PARALELEPÍPEDO RETANGULAR E TAMBÉM O CUBO.
NO DIA DAS MÃES NÓS ATÉ FIZEMOS UM BILHETE E AS MÃES COLOCARAM UM COMENTÁRIO.
NO DIA DOS PAIS FIZEMOS UM OUTRO BILHETE.
AGORA VAMOS COMEÇAR O QUARTO BIMESTRE.
JÁ APRENDI A USAR O QUADRO POSICIONAL, AS BARRINHAS SÃO NAS DEZENAS E OS QUADRADINHOS SÃO NAS UNIDADES.

LUCAS MATHEUS DE OLIVEIRA

domingo, 7 de setembro de 2014

UM PROJETO INTERNACIONAL








Aconteceuuu…
A contAção de hIsTóriA!!!



Ocorreu na tarde do dia 27 de Agosto de 2014, na Escola Estadual Sandoval de Azevedo, localizada no Bairro Horto, na Cidade de Belo Horizonte, um descontraído momento envolvendo a literatura infantil do Japão, que foi recontada pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. 




A oficina foi conduzida pela consultora de projetos de desenvolvimento e ação humanitária, Barbara Silva e pela Professora Joyce Pianchão.



A oficina é parte do Projeto piloto que tem como objetivo criar ferramentas e atividades pedagógicas lúdicas para uso didático do ensino de Gestão de Riscos de Desastres nas escolas.



A partir da literatura infantil japonesa os alunos brasileiros se divertiram enquanto conheciam a diferente forma de escrita japonesa e recebiam informações sobre a cultura, língua, costumes, geografia do país. 




Após comporem a história a partir leitura das imagens contidas no livro japonês, os alunos assinaram como autores do texto que será encaminhado à JICA Brasil, que por sua vez, encaminhará a uma escola Japonesa, com o intuito de promover um intercâmbio entre os alunos brasileiros e japoneses.


A equipe pedagógica da Escola Estadual Sandoval de Azevedo parabenizou a todos os envolvidos e se mostrou muito entusiasmada em ampliar esta atividade pedagógica para outras turmas de alunos da escola e contribuir ativamente com o projeto piloto.





Bárbara Silva
Joyce Pianchão