O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.
terça-feira, 10 de julho de 2012
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Produção de adivinha com personagens da Turma da Mônica
Quem é?
Ele fala "elado".
Todos falam errado.
Ele come pão.
É amigo do Cascão.
Thiago Leopoldo Gomes da Silva
É chamada de baixinha.
É gordinha e bonitinha.
Só fica meio nervosinha
Por causa do Cebolinha.
Giovanna Alves dos Santos
Ele é bonitinha.
Também é muito fofinha.
Mas se tem comidinha
Ela corre logo pra cozinha.
Lídia Rebeca Serra Silva
Ela é muito legal!
Mas quando vê certa pessoa
Fica fora do normal.
Fica irritadinha
Por causa do Cebolinha.
Sarah Cristina Cordeiro de Paula
Ela é nervosa
E não é medrosa
Se o Cebolinha faz raiva nela
Ela mete o coelho dela.
Arthur Henriques BorgesRespostas: Cebolinha, Mônica, Magali, Mônica, Mônica.
quarta-feira, 20 de junho de 2012
A turma escreve para Mauricio de Sousa
Mauricio de Sousa,
Como vai?
Como surgiu a Dorinha uma menina cega?
Em quem você se inspirou para criá-la?
Por que você colocou Dorinha na Turma da
Mônica?
Você a criou ou a sua equipe é que deu a
idéia?
Você vai criar mais personagens?
Você vai escrever mais histórias?
Um abraço,
Mariana
Vilaça Lima Machado Grossi
Por que a Dorinha é cega?
Ela existe de verdade?
Estou muito feliz porque é a primeira vez que
mando uma carta para alguém muito especial!
Gosto muito da “Turma da Mônica”. Todos os
sábados eu assisto na televisão.
Um abraço,
Giovanna
Alves dos Santos
Eu gostei de uma personagem que é cega.
Eu queria saber se ela se chama Dorinha.
Eu nunca li uma história em quadrinhos sobre
ela e eu não duvido que ela seja muito legal!
Eu queria saber como ela foi criada.
Gabriella
de Moraes Rodrigues Soares
Como você conseguiu montar o Cebolinha?
Como você conseguiu montar a Turma da Mônica?
Como você criou o título "Turma da Mônica"?
Um abraço,
Thiago Leopoldo Gomes da Silva
Eu quero saber como a Mônica foi feita.
A Mônica é bonita, mas seus dentes acabam atrapalhando.
Por que a Mõnica tem estes dentes?
Um abraço,
Maria Eduarda Patrocínio Palhares
Quando o Lucas foi criado?
Ele existe mesmo?
Qual é o seu melhor amigo?
Por que ele usa cadeira de rodas?
Em que lugar ele nasceu?
Onde ele surgiu?
Um abraço,
Lucas de Souza Antunes
Eu quero saber de um menino e de uma menina.
A menina é uma de cabelo marrom, de vestido verde e de sapato azul.
O menino usa uma boina vermelha e blusa branca.
Como eles se chamam?
Um abraço,
Mariana Cristina Vieira Gomes
Eu gostei de uma personagem e quero saber se o nome dela é Laura.
Eu gosto muito desta personagem, porque ela é legal.
Eu adoro o vestido dela e o sapato também.
Um abraço,
Luíza Martins Ribeiro
Queria saber como surgiu o Roberto.
Porque eu nunca vi uma revistinha dele e queria saber um pouco da vida dele.
Ele tem um rosto de menino legal, para todo mundo da revistinha da Turma da Mônica.
Queria saber também qual o menino que ele adora e a menina que ele adora e também as caractristícas dele.
Um abraço,
Giovanna Luiza Braga da Silva
Você criou o Cebolinha para a Turma da Mônica?
Ele tem cinco fios de cabelo e é o personagem mais engraçado da turma!
Um beijo,
Ítalo Câmara Reis
Como a gente pode conhecer outros personagens da Turma da Mônica?
Eu só conheço o Cebolinha, Cascão, Magali e Mônica.
Obrigado,
Lucas Lincoln Machado
Eu queria saber sobre a Rosinha.
De onde você tirou a ideia de criá-la?
Quando ela nasceu?
Que cidade ela nasceu?
Onde ele mora?
Um beijão,
Lídia Rebeca Serra Silva
Eu não conheço muito o Lucas.
Por que ele usa cadeira de rodas?
Ele aparece com quais personagens?
Como criou o cabelo dele?
Como criou o rosto dele?
Por que ele tem blusa listrada e usa bermuda vermelha?
Por que ele tem cabelo marrom e olhos pretos?
Um abraço,
Arthur Lessa da Costa
Por que a Mônica roda o Sansão quando o Cebolinha fala mal dela?
Como você desenha?
Como você criou a Mônica?
Obrigado,
Malú Clermont Almeida Sousa
Por que o Anjinho voa e os amigos dele andam?
Eu quero saber também do Cascão, por que ele tem medo de água?
Ele existe de verdade?
Um abraço.
Maria Clara Silva Santos
Eu quero muito saber sobre uma personagem.
Seu sexo é feminino, ela tem o cabelo de cor marrom, blusa verde e tênis azul.
Um abraço,
Cauã Maia Mendes
Eu quero saber como surgiu a Mônica.
Por que ela tem um coelhinho que se chama Sansão?
Por que o Cebolinha em vez de falar errado, fala "elado"?
E por que ele tem apenas cinco fios de cabelo?
Abraço,
Pedro Costa Oliveira Carvalho
Eu quero saber sobre o personagem Roberto.
Qual é o melhor amigo dele?
Qual é a brincadeira preferida dele?
Com quem ele aparece
nas histórias?
Como é o dia-a-dia desse personagem?
Você desenha muito bem!
Um abraço,
Thalita Giovanni Falieri
Eu queria saber de dois personagens, do Franjinha e do Cebolinha.
Por que o Franjinha gosta de todos os tipos de máquinas?
E por que Cebolinha tem só cinco fios de cabelo?
E queria saber também um pouco mais sobre o Bidu.
Um abraço,
Kenui Alexander Cassiano
Por que o Cascão não gosta de chuva?
Um abraço,
Gustavo Almeida de Souza
Eu queria saber como foi criado o Chico Bento.
Ele foi criado onde?
Você tirou-o de onde?
Um abraço,
Alisson Braga Barbosa
Como você consegue desenhar o Cico Bento?
Com quem ele se aparece nas histórias em quadrinhos?
De qual cidade ele veio?
Como é a aparência dele?
Ele fala como nas histórias em quadrinhos?
Como você faz pra desenhar tão bem?
Um abraço,
Victor Madeira Lannes
Como você teve a ideia de fazer o Franjinha?
Como você aprendeu a desenhar tão bem?
Se você puder, me explique.
Eu amo desenhar, mas não desenho igual a você.
Um abraço,
Arthur Henriques Borges
Eu não conheço muito a turma da Mônica.
Eu só sei que o Cebolinha é brincalhão, a Mônica bate nele, o Cascão não gosta de água e a Magali come muito.
Mas mesmo assim, eu amo a Turma da Mônica!
Como você criou os nomes dos personagens?
Um abraço,
Clara Cortes Guirlanda
Eu queria saber como você criou a Rosinha.
Também como você faz para desenhar tão bem!
Eu tento...tento...mas, só consigo desenhar a Mônica tirando cópia ou olhando.
Eu queria desenhar igual à você!
Obrigado pela atenção!
Sarah Cristina Cordeiro de Paula
A personagem que eu mais gosto é a Mônica.
Mauricio, você fez a Mônica em que mês?
Eu gostaria de saber como você desenha a Mônica.
Um abraço,
Marina Pereira Santos
Marcadores:
Atividades da sala 13/2º ano/ 2012
domingo, 17 de junho de 2012
Mais uma produção da turma...
Dialogando
com o poema
(...) É bom aprender,
Saber e escrever.
Eu falo por mim.
Você pensa assim?
Eu
escrevo 1, de Ana Maria Poppovic (Coord.). São Paulo: Abril Educação, 1995,
p.88-89.
Eu
adoro ler, escrever e tem pessoas que não gostam de estudar.
Tem
tanta coisa dentro da escola!
Malú Clermont Almeida Sousa
Eu
adoro estudar, escrever, ler, fazer avaliação de Matemática.
Porque
pra mim, estudar não é brincadeira.
Marina Pereira Santos
Quando
eu tinha um ano eu era bem feliz.
Quando
eu fiz dois anos, eu já sabia andar e já sabia falar.
Eu
com três anos entrei para a escola.
Com
quatro anos eu aprendi a ler e a escrever.
Com
cinco anos eu arranquei um dente.
Gabriella de Moraes
Rodrigues Soares
Eu
tinha um aninho.
Depois
eu fiz dois, comecei a andar, pular, brincar.
Quando
eu fiz três fui à escola estudar.
Lucas de Souza Antunes
Eu gosto de ler, escrever e aprender.
Gosto de aprender, pois isso é legal.
Às vezes gosto de receber elogios no aprendizado.
Eu gosto de ser esperto, mas também aprendo.
E nunca esqueço da escola onde aprendo.
Cauã Maia Mendes
Eu acho bom aprender porque a gente fica mais esperto.
Eu gosto de saber das coisas e escrever.
Eu gosto de falar.
Sim, eu penso assim.
Thalita Giovanni Falieri
Eu gosto de aprender, ler, estudar, escrever, brincar, conversar e também gosto desta escola porque ela me ajuda a ler bem.
Gustavo Almeida de Souza
Sim, também agradeço à Deus por me dar sabedoria.
E me dar uma escola ótima e uma professora maravilhosa!
Sarah Cristina Cordeiro de Paula
Eu penso assim, porque aprendo a ler e a escrever.
Sempre agradeço a Deus por isso, pois tem muitas pessoas que não tem onde estudar.
Fico com pena, pois aqui é tão legal e divertido!
Lídia Rebeca Serra Silva
quarta-feira, 13 de junho de 2012
O que a turma achou do Dia Mundial do Meio Ambiente na escola?
Eu adorei a música do Guilherme Arantes que cantamos.
Outra coisa foi o teatro da flor que estava morta, mas o menino a molhou e ela foi crescendo e ficou bela. A que mais gostei foi a música Aquarela, amei o trabalho em equipe nos desenhos.
Lídia Rebeca Serra Silva
O espetáculo foi muito legal.
Eu gostei da turma da professora Pollyanna,quando o menino estava molhando a flor.
Eu gostei da música que nós cantamos: Planeta Água de Guilherme Arantes, gostei como nós dançamos.
Maria Clara Silva Santos
Eu gostei muito da apresentação que a nossa turma fez junto com a turma da professora Iraildes.
Cantamos Planeta Àgua, de Guilherme Arantes.
Luíza Martins Ribeiro
Este dia foi mágico para mim.Teve várias apresentações que eu gostei.
Aí chegou a nossa hora.
Nós cantamos bem bonito.
No final recebemos aplausos.
Eu adorei!
Mariana Vilaça Lima Machado Grossi
Eu gostei muito das apresentações das outras salas e da nossa também.
Foi muito legal como eles cantaram e eu também gostei da nossa apresentação, cantando Planeta Água, de Guilherme Arantes.
Gabriella de Moraes Rodrigues Soares
Este dia na escola foi ótimo!
Eu aprendi que o meio ambiente é muito importante e cantei uma música linda de Guilherme Arantes.
Clara Cortes Guirlanda
Eu gostei muito das apresentações.
Foi bom porque eu e minha turma cantamos.
Eu gostei da música.
A música é bonita porque fala sobre o meio ambiente.
Cauã Maia Mendes
Este dia foi um lindo dia!
Eu fiquei um pouco nervosa, mas consegui.
Também gostei da turma 204, da Rosiléia e amei a nossa apresentação cantando "Planeta Àgua".
Giovanna Alves dos Santos
Para mim, este dia na escola foi maravilhoso!
Porque todo mundo cantou bem alto e bem forte, fazendo os gestos do jeitinho que a professora planejou.
Obrigado,
Thiago Leopoldo Gomes da Silva
Foi muito bom na escola.
Eu gostei muito da apresentação da nossa turma.
E gosto da professora porque ela nos ensinou a cantar na escola a música Planeta Água, de Guilherme Arantes e o Hino Nacional.
Ítalo Câmara Reis
E também gostei do menino alimentando a flor, na apresentação da turma da professora Pollyanna.
Alisson Braga Barbosa
quinta-feira, 7 de junho de 2012
A FAMÍLIA AVALIA O PROJETO 1 DE ARTES: HINO NACIONAL
O trabalho está lindo e é muito interessante. Resgata o respeito pela Pátria, que já estava perdido há algum tempo.
É bom ver as crianças tendo a oportunidade não só de conhecer o Hino do nosso país, mas também conhecendo a riqueza de vocabulário, poesia e história que ele nos traz.
Parabéns pela iniciativa de tão belo projeto.
E que as crianças possam levar isso adiante para que também as gerações vindouras possam ter essa oportunidade.
Cauã, parabéns pelo capricho e empenho. Continue abraçando com amor e dedicação cada projeto dedicado a você e a seus colegas.
Maíra Maia
Eu achei uma excelente escolha para o projeto o Hino Nacional. Thiago, meu filho, sabe cantar o Hino Nacional inteiro, coisa que muitos brasileiros não sabem.
Eu ainda confundo-me com algumas partes do Hino e meu filho, com apenas sete anos, canta o Hino completo. O que encheu-me de orgulho e me deixou com lágrimas nos olhos.
Este projeto tem que ser difundido para mais escolas e crianças.
A todos do projeto, o meu sincero "Parabéns".
Cleonice
Assinar:
Postagens (Atom)