O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

SEMANA DA EDUCAÇÃO PARA A VIDA NA E.E.SANDOVAL DE AZEVEDO REGISTRADA NO CADERNO DIÁRIO

[...] FOMOS PARA A EXPOSIÇÃO. 
AH, ME ESQUECI, O NOME DA EXPOSIÇÃO É LEILÃO DE JARDIM.
 EU VI TRABALHOS MUITO BONITOS!
AS SALAS 105, 106 E 107 FIZERAM UM LIVRINHO CONTANDO UM POEMA.
OS TRABALHOS ERAM FEITOS COM PLÁSTICO E MATERIAL REAPROVEITADO.
 ELES FIZERAM FLORES. ALGUMAS ERAM DE VERDADE OUTRAS FEITAS A MÃO.
GOSTEI MUITO DA EXPOSIÇÃO E ESTOU BEM ANIMADA PARA A MINHA EXPOSIÇÃO.
ESTÁ CHEGANDO, É QUARTA-FEIRA. OBA!
ANNA JÚLIA PAULA CARVALHO


QUERIDO DIÁRIO,

HOJE A PROFESSORA JOYCE NOS LEVOU À EXPOSIÇÃO POEMA LEILÃO DE JARDIM (1º ANO DAS SALAS 105, 106, 107).
NA EXPOSIÇÃO HAVIA LIVROS, FLORES E SAPOS.
FOI MUITO LEGAL!
CECÍLIA CASTRO VAZ

QUERIDO DIÁRIO,

HOJE FOMOS À EXPOSIÇÃO DAS SALAS 105, 106 E 107.
LÁ HAVIA SAPOS FEITOS DE GARRAFA DE  REFRIGERANTE, ABELHAS FEITAS DE ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO E OS MENINOS ESTAVAM VESTIDOS DE GIRASSOL E BORBOLETAS.
A PROFESSORA GANHOU UM AGRADECIMENTO PELA VISITA QUE VEIO COM CINCO BALAS.
ÁGATHA VITÓRIA

DIÁRIO,

HOJE DEPOIS DO RECREIO EU E A MINHA TURMA FOMOS À EXPOSIÇÃO DAS TURMAS 105, 106 E 107.
O TEMA ERA: LEILÃO DE JARDIM.
NA EXPOSIÇÃO HAVIA FLORES DE GARRAFA PET, SAPOS DE GARRAFA PET E FLORES DE PLÁSTICO.  TAMBÉM TINHA TRÊS ALUNOS VESTIDOS DE FLORES E UMA MENINA VESTIDA DE BORBOLETA.
O QUE EU ACHEI MAIS INTERESSANTE FOI O LIVRO QUE FIZERAM DO POEMA  LEILÃO DE JARDIM.
TINHA MUITAS BORBOLETAS COLADAS NA PAREDE.
FERNANDA ELISA DE OLIVEIRA

DIÁRIO,

HOJE FOMOS À EXPOSIÇÃO DE LEILÃO DE JARDIM DAS SALAS 105, 106 E 107 DO 1º ANO.
NÓS VIMOS ALGUMAS MÁSCARAS NO MURAL E TAMBÉM VIMOS FLORES, UMA DELAS ESTAVA COM PISCA-PISCA.
DEPOIS EU E MEUS AMIGOS JUAN E ARTHUR LUIZ DESCOBRIMOS QUE TINHA UM PORQUINHO DEBAIXO DA MESA DAS FLORES.
AINDA NÓS VIMOS LIVROS.
FOI MUITO LEGAL A EXPOSIÇÃO DO 1ºANO!
EU E MEUS COLEGAS TAMBÉM VAMOS FAZER UMA EXPOSIÇÃO DOS CADERNOS DE DIÁRIO E DE ARTES.
CAUÃ ARTHUR DA SILVA BOLDRÃO

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

MAIS UM MOTIVO PARA ESCREVER NO CADERNO DIÁRIO

A AULA DA SUPERVISORA HELENITA

QUERIDO DIÁRIO, 

ONTEM A PROFESSORA JOYCE TEVE QUE SAIR MAIS CEDO PORQUE TINHA UMA CONSULTA MÉDICA E DEIXOU A SUPERVISORA HELENITA DAR AULA.
ELA ENSINOU SOBRE AS UNIDADES, DEZENAS E CENTENAS E TAMBÉM SOBRE O MATERIAL DOURADO.
ELA DISSE QUE SE CHAMA MATERIAL DOURADO PORQUE QUANDO AS CRIANÇAS OLHAM PARA ELE OS OLHOS FICAM BRILHANTES IGUAL AO OURO.

LUCAS MATHEUS DE OLIVEIRA LIMA



TRABALHANDO COM O MATERIAL DOURADO

QUERIDO DIÁRIO, 

HOJE A PROFESSORA TEVE MÉDICO E A MARILENE FICOU EM MINHA SALA.
FIZEMOS DUAS ATIVIDADES, UMA DE LÍNGUA PORTUGUESA E OUTRA DE MATEMÁTICA.
DEPOIS A HELENITA FICOU COM A GENTE. FOI MUITO LEGAL!
ELE ESCREVEU NO QUADRO E DESENHOU. ELA NOS DEU UMA FOLHA.

A HELENITA EXPLICOU TUDO.

 FALOU QUE NÓS SÓ PODEMOS POR NA PRIMEIRA ORDEM ATÉ NOVE UNIDADES, PORQUE SE NÓS COLOCARMOS MAIS DE NOVE UNIDADES UM GUARDA CHEGA E APITA.
ENTÃO TODAS AS UNIDADES SE JUNTAM E FORMAM UM PRISMA, QUE SÓ PODE FICAR NA SEGUNDA ORDEM. ESTE PRISMA SE CHAMA UMA DEZENA, NA SEGUNDA ORDEM SÓ PODE ATÉ NOVE DEZENAS.
PORQUE SE ENTRAR MAIS O GUARDA CHEGA E APITA. ENTÃO TODAS AS DEZENAS SE JUNTAM E FORMAM UMA PLACA, ESTA PLACA SE CHAMA CENTENA.
A PLACA SÓ PODE FICAR NA TERCEIRA ORDEM.

VOCÊ QUER SABER O QUE É UNIDADE, DEZENA E CENTENA?

 PORQUE TEM UMA LEI NA CIDADE DO MATERIAL DOURADO, NA PRIMEIRA CASA, NA PRIMEIRA ORDEM, SÓ PODE ENTRAR DE UM EM UM, POR ISTO SE CHAMA UNIDADE.
NA SEGUNDA CASA, SEGUNDA ORDEM, TEM  NOME DE DEZENA, PORQUE SÓ PODE ENTRAR PRISMAS E OS PRISMAS TÊM DEZ CUBINHOS, POR ISTO O NOME DEZENA.
A TERCEIRA CASA, TERCEIRA ORDEM, TEM O NOME DE CENTENA, PORQUE SÓ PODE ENTRAR PLACAS E AS PLACAS TÊM CEM CUBINHOS. POR ISTO O NOME DE CENTENA.
FERNANDA ELISA DE OLIVEIRA

UM DIA COM A HELENITA

[...] HELENITA EXPLICOU TUDO.
FALOU QUE NA PRIMEIRA ORDEM SÓ PODIA ENTRAR DE UM EM UM ATÉ NOVE, SE COLOCÁSSEMOS MAIS UM O GUARDA VINHA E APITAVA.
AH, TEM MAIS!
A PRIMEIRA ORDEM TEM UM NOME ESPECIAL. A PRIMEIRA ORDEM SE CHAMA UNIDADE,PORQUE SÓ PODE ENTRAR UM EM UM, MAS O UM É COM M, SE COLOCÁSSEMOS M EM VEZ DE N NA PALAVRA UNIDADE FICARIA UMIDADE, ENTENDEU?  
A SEGUNDA ORDEM SÓ PODE ENTRAR DE 10 EM 10. ELA TEM O NOME DE DEZENA, POR ISSO  SÓ ENTRA DE 10 EM 10. E TEM A TERCEIRA ORDEM QUE TEM O NOME DE CENTENA. SÓ PODE ENTRAR DE 100 EM 100, POR ISSO SE CHAMA CENTENA.
GOSTEI MUITO DO DIA COM A HELENITA.
APRENDI BASTANTE!
 [...] 
ANNA JÚLIA PAULA CARVALHO 

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O QUE SIGNIFICOU O CADERNO DIÁRIO PARA A TURMA DO 2º ANO

QUERIDO DIÁRIO,

NESTE MÊS DE NOVEMBRO CONTINUAREI A ESCREVER EM VOCÊ, É UM PRAZER PARA MIM.
ESTÁ CHEGANDO DEZEMBRO E AS AULAS ESTÃO ACABANDO.
MAS NÃO TE ESQUECEREI, PORQUE VOCÊ SE TORNOU UM GRANDE AMIGO.
EU GOSTO MUITO DE ESCREVER AS COISAS QUE ACONTECEM COMIGO EM VOCÊ.
OBRIGADA!
MEU DIÁRIO, EU SEMPRE ESCREVEREI EM VOCÊ.
AGRADEÇO POR SER MEU AMIGO.

ANA CLARA OLIVEIRA CAMARGOS

 DIÁRIO,

AGRADEÇO POR PODER ESCREVER EM VOCÊ, DESENHAR, COLAR E COLORIR.
AGRADEÇO TAMBÉM POR TODOS OS MOMENTOS BONS QUE PASSAMOS, ADOREI ESTES MOMENTOS!
TODO MUNDO TEM SEU DIÁRIO, MAS NÃO PODEM SUBSTITUIR VOCÊ PARA MIM.

FERNANDA ELISA DE OLIVEIRA FERREIRA


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

CONTADORA DE HISTÓRIA NA ESCOLA ESTADUAL SANDOVAL DE AZEVEDO



  

Imagem da contadora de histórias na postagem feita neste blog em 14 de dezembro de 2013.


Em 13 de junho deste ano, postei aqui sobre o Projeto "Diário de férias".
Este projeto se estendeu após as férias, fazendo com que a turma encontrasse mais prazer em escrever em diversas situações.
Escrevem quando sentem necessidade de contarem algo ou quando a professora sugere.
E uma destas oportunidades para escrever surgiu com a presença "deliciosa" da contadora de histórias Marilu mais uma vez na Escola Estadual Sandoval de Azevedo.
A aluna Anna Júlia do 2º ano do ensino fundamental, conta no seu segundo caderno "Diário" como tudo aconteceu:

Quinta-feira, 30 de outubro 

Hoje, diário, irei contar como foi o dia na escola com a presença de uma contadora de histórias.
Primeiro fomos para o auditório e a contadora falou que deu uma volta pela parte verde da escola e teve uma hora que ela se assustou quando viu um anão saindo de uma árvore e depois descobriu que ele era um duende da natureza.
Ela contou para o duende que iria contar histórias para nós e ele deu uma maleta para ela.
Ela nos pediu para falar umas palavrinhas mágicas para abrir a maleta.
Nós falamos bem alto: CLIC, CLAC, pois a maleta era velha.
Logo depois ela contou duas histórias muito legais!
Depois a supervisora Helenita contou a história da "Firifi velha".
Adorei este dia na escola!!!
Espero que tenha mais vezes, pois gostei muito!
Anna Júlia Paula Carvalho

Obrigada, Marilu!
  
A aluna Fernanda, colega da Anna Júlia também deu a sua versão sobre o dia da contação de história:

Diário, hoje eu e meus colegas fomos ao auditório e lá havia uma contadora de histórias que se chama Marilu. Ela contou que um dia estava passeando pela área verde da escola e se assustou com um anão atrás de uma árvore.
Este anão contou que era um duende da natureza e falou que adoraria contar histórias para nós.Ele ficou tão amigo da Marilu que deu uma maleta para ela. Dentro desta maleta havia muitos objetos e um livro.
- Leve esta maleta e conte histórias interessantes.
- Obrigada, senhor duende! Contarei sim!
Ela contou duas histórias.
A supervisora Helenita aproveitou e contou uma história. Foi a da velha Firififeia.
Fernanda Elisa de Oliveira Ferreira

Amanda Siqueira também deixa o seu recado:

Eu gostei muito da contação, foi muito legal, eu adorei!
Ah, tem mais! A professora Joyce chamou alguns pais, enquanto isto nós assistimos à contação de histórias.
 Amanda Siqueira Militão
 

 

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

DIA DO PROFESSOR, COMO DEVE SER COMEMORADO...

 Passei pelos vários blogs educativos que sigo para saber o que traziam sobre a data de hoje: Dia do Professor e foi na reportagem (veja o link abaixo) que vi a melhor mensagem, a mais realista!

Clique, leia toda a reportagem e os comentários também, pois traz mensagem para a direção escolar,para os  professores, para os governantes, para alunos e suas famílias. 
O momento é de encarar a verdade, refletir sobre a situação e cada um fazer a sua parte para uma educação digna, com um Professor competente, valorizado, bem remunerado e respeitado como todo profissional deve ser.

No Dia dos Professores, docentes realizam manifestação em busca de melhorias nas salas de aula | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

UMA PRODUÇÃO ESPONTÂNEA

O SEGUNDO ANO COM A JOYCE

TUDO COMEÇOU QUANDO EU FUI PARA O SEGUNDO ANO.
QUANDO EU CHEGUEI À ESCOLA A MARGARETHE FALOU QUE EU ERA DA SALA 13.
EU FUI DIRETO PARA LÁ E CONHECI MUITA GENTE E PRINCIPALMENTE A PROFESSORA JOYCE.
PRIMEIRO ELA ME DEU O LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, DEPOIS O DE CIÊNCIAS E FOI INDO, O ÚLTIMO FOI O DE MATEMÁTICA.
COM O TEMPO EU FUI APRENDENDO MUITAS E MUITAS COISAS, ATÉ QUE NÓS PASSAMOS PARA O SEGUNDO BIMESTRE.
NO SEGUNDO BIMESTRE EU JÁ SABIA RESOLVER FATOS DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.
NO TERCEIRO BIMESTRE NÓS FIZEMOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, COMO A PIRÂMIDE, CILINDRO, PARALELEPÍPEDO RETANGULAR E TAMBÉM O CUBO.
NO DIA DAS MÃES NÓS ATÉ FIZEMOS UM BILHETE E AS MÃES COLOCARAM UM COMENTÁRIO.
NO DIA DOS PAIS FIZEMOS UM OUTRO BILHETE.
AGORA VAMOS COMEÇAR O QUARTO BIMESTRE.
JÁ APRENDI A USAR O QUADRO POSICIONAL, AS BARRINHAS SÃO NAS DEZENAS E OS QUADRADINHOS SÃO NAS UNIDADES.

LUCAS MATHEUS DE OLIVEIRA

domingo, 7 de setembro de 2014

UM PROJETO INTERNACIONAL








Aconteceuuu…
A contAção de hIsTóriA!!!



Ocorreu na tarde do dia 27 de Agosto de 2014, na Escola Estadual Sandoval de Azevedo, localizada no Bairro Horto, na Cidade de Belo Horizonte, um descontraído momento envolvendo a literatura infantil do Japão, que foi recontada pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. 




A oficina foi conduzida pela consultora de projetos de desenvolvimento e ação humanitária, Barbara Silva e pela Professora Joyce Pianchão.



A oficina é parte do Projeto piloto que tem como objetivo criar ferramentas e atividades pedagógicas lúdicas para uso didático do ensino de Gestão de Riscos de Desastres nas escolas.



A partir da literatura infantil japonesa os alunos brasileiros se divertiram enquanto conheciam a diferente forma de escrita japonesa e recebiam informações sobre a cultura, língua, costumes, geografia do país. 




Após comporem a história a partir leitura das imagens contidas no livro japonês, os alunos assinaram como autores do texto que será encaminhado à JICA Brasil, que por sua vez, encaminhará a uma escola Japonesa, com o intuito de promover um intercâmbio entre os alunos brasileiros e japoneses.


A equipe pedagógica da Escola Estadual Sandoval de Azevedo parabenizou a todos os envolvidos e se mostrou muito entusiasmada em ampliar esta atividade pedagógica para outras turmas de alunos da escola e contribuir ativamente com o projeto piloto.





Bárbara Silva
Joyce Pianchão