O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

domingo, 31 de maio de 2009

Turma do 2º ano/2009

Após a leitura e interpretação do poema "Crescendo e aprendendo",autoria de Berenice Gehlen Adams, foi proposta uma produção textual:

Na escola já aprendi que...



Na aula de OPV aprendi a respeitar mais.
Na aula de Ciências aprendi a respeitar a natureza.
Na aula de Educação Física aprendi brincadeiras novas.
Na aula de Português aprendi a escrever bilhetes.
Gabrielle, maio/2009



Eu aprendi a escrever.
E também aprendi a respeitar.
Eu aprendi a não jogar lixo na rua.
Aprendi a não bater nos colegas.
Eu aprendi a estudar.
Aprendi a não faltar.
Aprendi a trazer o material e a estudar os fatos em Matemática.
Pedro, maio/2009.

Turma do 2º ano/2009





"Pais e escola devem sempre caminhar juntos, uma vez que as duas sociedades têm um mesmo objetivo a formação e o desenvolvimento da criança [...]".
MEYER, Cybele. Revista do professor. Porto Alegre. out./dez.2006.

No dia 13 desse mês realizou-se a segunda reunião com o objetivo de avaliar o desenvolvimento da turma no 1º bimestre. E para conferir, a reunião foi registrada pela representante de turma Grace, mãe do aluno Matheus. Contamos também com a colaboração da Profª Silvana.

Agradeço o comparecimento e a parceria que se firma à cada encontro.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Turma do 2º ano/2009

Ciências- Livro Projeto Pitanguá (org. Ed. Moderna): Unidade 2- A água e o ar. Após a leitura e seleção de gravuras pelos alunos sobre o texto "As baleias precisam de ar" (p.27), a aluna Karina trouxe os livrinhos de histórias da coleção No fundo do mar: "Bia e Toni, as baleias" e "Kaká, o golfinho", textos de Daniela Melo, editora Vale das letras. Família e aluna atenta aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula e participando!

domingo, 24 de maio de 2009

Turma do 2º ano/2009



Rodinha: Diariamente na sala de aula realizamos a rodinha para ler, escutar e comentar histórias, debater temas novos, elaborar atividades. É um momento muito prazeroso para a turma. Agradecemos à Professora Silvana pelas fotos.

Turma do 2º ano/2009

Sugestão do livro didático "Interagindo com a Geografia" (Sourient; Rudek; Camargo). Unidade 1- Capítulo 3- O direito de ter companhia.

Belo Horizonte, 22 de maio de 2009.
Karina,
Boa tarde!
Eu gosto de Você.
Você é minha amiga.
Nós brincamos juntas porque você é minha melhor amiga.
Eu adoro você!
Um abraço,
Maria Eduarda

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Amigos na Educação


Recebi esses selos de amizade do Professor Valdemir Reis (Piauí) e do Professor Israel Lima (São Paulo). Estou muito contente em compartilhar ideias e conhecimentos. Essa troca nos faz motivados a continuar pela educação...

terça-feira, 19 de maio de 2009

Turma do 2º ano/2009

Após leitura do livro "Gato que pulava em sapatos", de Fernanda Lopes de Almeida (mais um livro cedido pelo aluno Matheus e sua mãe Grace); o aluno Samuel fez uma síntese do livro:
Em uma casa morava um gatinho limpinho. Mas na verdade ele não gostava desse vida. O gatinho Mimi gostava de pular nos telhados.
Samuel, maio/2009.



Matemática: A aluna Cinara trouxe como contribuição de sua mãe Maria Cristina, muitas folhinhas, material que irá reforçar e enriquecer o trabalho de reconhecimento de calendário.
Português: Cinara trouxe também o livro "Marcha criança: 1º grau/ Maria Teresa et. al.- São Paulo: Scipione, 1996. De onde retirei textos que podem aprimorar a leitura e a compreensão de texto pela turma.É muito gratificante ver a família interagindo com a escola.