O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Para Educadores...

É preciso que a educação esteja em seu conteúdo, em seus programas e em seus métodos, adaptada ao fim que se persegue: permitir ao homem chegar a ser sujeito, construir-se como pessoa, transformar o mundo e estabelecer com os outros homens relações de reciprocidade, fazer a cultra e a história...
(Freire, 1974).

É o momento de nós nos prepararmos para recebermos novos alunos. Prepararmos para mais uma troca de experiências e conhecimentos.
Ensinando e aprendendo...
Aprendendo e ensinando...

A criança que tiver a sorte de encontrar um professor sensível aos seus questionamentos e anseios e que lhe proporcione experiências significativas, certamente terá maiores chances de enfrentar o amanhã como um verdadeiro desafio à sua inteligência, criatividade e emoção. E ao professor caberá o prazer de ter crescido junto, de forma quase despercebida, através de uma intensa e feliz relação interpessoal.
(Revista do professor, 1996).

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Para todos nós: Educadores, famíliares e alunos

Leiam no http://www.todospelaeducacao.org.br/
Boas dicas para todos nós para uma Educação de Qualidade. Você pode consultar qual é a posição da escola onde você está situado. Mais interessante também é a chamada para a família participar do processo. Enfim quando você entra na página constata que a união faz a força. As dificuldades são muitas mas só se cria um caminho caminhando...


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Para professores...


Já é hora de prepararmos...
"Primeiro dia de aula requer a atenção especial com os alunos"


terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Para todos nós...


Imagem: Conversando sobre o ensino da Arte, com o Professor Josias Marinho no blog: http://casadecaba.blogspot.com

O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender; que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimento é seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança. Mutabilidade, dependência de um processo antes que de um conhecimento estático, eis a única coisa que tem certo sentido como objetivo na educação, no mundo moderno. (Rogers, 1972)


domingo, 17 de janeiro de 2010

Para professores...


A escola segundo Augusto Cury

"(...) Os professores devem provocar o diálogo, injetar curiosidade, promover o interesse (...)"

Para nós, que estamos nos preparando para volta às aulas, é interessante ler o texto completo no Blog "Amar e Educar" http://sillovinho.blogspot.com

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Para professores...


Imagem da Revista Nova Escola

"Não se pode falar de educação sem amor... Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com crianças e adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".
Paulo Freire





O mundo da alfabetização
http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com

Todo aluno é capaz de aprender. E todo professor deve ser capaz de ensiná-lo. "De nada adianta um profissional cursar a melhor faculdade, mas não ter didática, paciência e sensibilidade para respeitar o tempo e as diferenças de cada aluno", diz a secretária do MEC, Maria do Pilar Lacerda. O professor deve se valer de técnicas que viabilizem a aprendizagem das crianças.

Entre no : O mundo da alfabetização e leia o texto completo.


É o momento de revermos as nossas atitudes e nos prepararmos para recebermos nossos alunos em fevereiro.