DIÁRIO
DE FÉRIAS
NOME:
-----------------------------------------------------------------------------------------------
TURMA:
213/ 2º ANO/2014
PROFESSORA:
JOYCE
ESCOLA
ESTADUAL SANDOVAL DE AZEVEDO
ANOTAÇÕES DE ACONTECIMENTOS
IMPORTANTES, BILHETES, RECADINHOS PARA O PROFESSOR, COLEGAS, FAMILIARES,
RELATOS DE PASSEIOS, NOVIDADES EM CASA, COMENTÁRIO DE UM LIVRO LIDO, COLAGEM DE
FOTOS, INGRESSOS, RECORTE DE JORNAIS OU REVISTAS, DESENHOS, ETC.
VOCÊ
REGISTRA QUANDO E COMO QUISER. NÃO SE ESQUECENDO DE DATAR CADA ACONTECIMENTO. E
NO DIA 14 DE JULHO TRAZ PARA A SALA DE AULA.
AGUARDO
AS NOVIDADES!
BOAS
FÉRIAS!
Joyce Pianchão
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O
que é um diário?
O diário consiste em um caderno onde você registra diária
ou quase diariamente, de várias maneiras, tudo aquilo que considera importante.
Pode ser escrevendo, desenhando ou colando.
Num diário falamos de nós mesmos, do que fizemos ou do
que queremos fazer, do que pensamos e sentimos.
A
família pode participar?
Sabendo que você está fazendo esta atividade ela pode
ficar atenta para não perder oportunidades de selecionar material para o seu
caderno, como uma foto, um ingresso, uma manchete de jornal, na compra de um
livro, guardando um convite, um cartão, um cupom, um folheto, enfim tudo o que
possa registrar o que você fez e onde foi. (Mas lembre-se que a atividade é
sua!).
Qual
é o objetivo da atividade?
A alfabetização e o letramento não acontecem somente em
sala de aula, mas fora dela também, em casa e em todos os lugares em que você
frequenta.
É só observar atentamente os muitos recursos que existem
a nossa volta para conhecermos, entendermos e até questionar o mundo em que
vivemos.
Quais
são os conteúdos abordados?
Língua
Portuguesa: Contato com diferentes gêneros e suportes de
textos escritos. Produção escrita e leitura.
Matemática: Medida
de tempo: Ontem, hoje, amanhã. Calendário.
História:
Temporalidade histórica. Registro da própria história. Hábitos e rotina.
Documentos que fazem história.
Geografia: O
ambiente em que se vive (Moradia, lugares frequentados).
Ciências:
Órgãos dos sentidos (O que viu, escutou, sentiu, percebeu).
Artes:
Recorte, colagem, desenho.
Orientação
para a vida (OPV): Convívio familiar, reflexão, organização,
planejamento, compromisso, responsabilidade.
Tudo
que é feito com prazer traz grandes benefícios para nós mesmos.
Bom
trabalho! Boa diversão! Bons registros!
Joyce
Pianchão
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Prezados pais ou responsáveis,
Apresentamos-lhes o projeto “Diário de Férias”, que
consiste no registro das atividades realizadas pelos alunos durante as férias.
Não se preocupem caso não ocorram eventos fora do comum
nesse período, o cotidiano de brincadeiras corriqueiras já será suficiente para
desenvolver um bom trabalho.
Qualquer acontecimento, como um livro para ler, um
brinquedo novo, um chocolate de presente, dará um ótimo motivo para escrever
belíssimos relatos.
Nosso principal objetivo é que o aluno passe a refletir
sobre a sua linguagem, o que a auxiliará na compreensão de textos e no
desenvolvimento de estratégias para que continue a ler e escrever cada vez mais
com maior autonomia.
Esperamos que auxiliem na produção do diário, oferecendo
o suporte necessário para que a criança dê asas à imaginação. Vale colar,
pintar, desenhar, tudo para que o trabalho fique super bacana!
Lembre-os sempre do capricho, limpeza e zelo com o
caderno.
Desejamos que esse trabalho seja mais um pretexto para
que vocês passem bons momentos juntos.
Professora
Betânia e Joyce
Junho/2014
Querida amiga
ResponderExcluirO coração de quem ensina
nunca está de férias.
O que para muitos seria
um tormento,
é para nós,
um milagre,
digno de ser registrado
neste diário.
Que haja sempre
uma inspiração
para acordar
as palavras
adormecidas
em tua vida.
São elas que dão sentido a tua vida,
e as vidas que passeiam por tuas palavras.