O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

A LEITURA NA INFÂNCIA


 CLIQUE NO TÍTULO ABAIXO E LEIA.
MUITO INTERESSANTE PARA PAIS E PROFESSORES.
Leitura na infância favorece a inteligência

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

domingo, 17 de agosto de 2014

UM MOMENTO ESPECIAL COM O MEU PAI



Quando eu tinha quatro anos gostava de brincar de fazer bolinho de areia com o meu pai e quando ficava de noite gostava de dormir em sua barriga.
O meu pai construiu um parquinho no quintal para eu poder brincar.
Júlia Silva Rezende

Eu gosto muito do meu pai!
O momento que eu mais gostei com o meu pai foi quando ele contava histórias para mim e me levava para passear.
Izadora Ferreira Rezende

Quando o meu pai vai à minha casa parece que eu vou explodir de tanta alegria!
Eu e a minha prima Ana Carolina ficamos dando risadas com o meu pai, contamos piadas e mais risadas...
Nós nos lembramos de momentos engraçados e bobos.
Também gosto daqueles momentos pequenos e divertidos da vida com o meu pai.
Nunca quero me esquecer destes momentos, quero que eles se repitam cada vez mais.
Fernanda Elisa de Oliveira Ferreira

Quando estou em minha casa, meu pai brinca comigo.
Ele me ajuda a fazer “Para casa”. Ele também faz comida para mim.
Ele me faz sorrir.
Larissa Vitória Ribeiro Braga

Eu gostei quando eu e ele viajamos para a praia.
A gente soltou papagaio, jogamos bola, chupamos picolé, comemos peixe e bebemos água de coco.
Chegamos a casa à noite.
Cayo Leandro Rodrigues de Souza

O meu pai já me levou várias vezes à pracinha e foi muito divertido!
Eu e ele sentamos no banco e conversamos.
Depois eu e o meu pai tomamos sorvete.
Caio Arthur da Silva Boldrão

O momento especial que eu tenho com o meu pai é brincar de sinuca, ir ao sítio do meu avô, brincar de totó.
Pai, eu gosto muito de você!
Você é muito legal e também especial, por isso eu te amo muito!
Você é legal!
É um pouco bravo, mas eu te amo muito!
Você é bravo, legal e muito engraçado.
Ana Luiza Silva Fontes

Eu já fui com o meu pai várias vezes à casa da minha avó, mãe dele.
Ele sempre compra algo para comer.
Francielle Sacramento de Cerqueira

Eu gosto muito de brincar com o meu pai.
Gosto de ver televisão com ele.
O meu pai é legal demais!
Eu gosto quando ele fica comigo, na casa da minha vovó, na rua.
Eduarda Xavier de Oliveira

Eu brinco com ele.
Eu saio com ele para casa do meu tio.
Ana Luiza Ferreira Bento.

Pai, eu gostei quando você brincou comigo e com o meu irmão.
Pai, eu gostei quando você dirigiu o carro para irmos para a casa da minha avó.
Pai, eu gostei quando você me levou ao parque.
Thiago Batista de Souza.

O meu pai é muito especial para mim.
Ele me leva à pracinha do São Geraldo.
Eu gosto de deitar no ombro dele e quando eu cochilo ele me leva ao meu quarto.
Ele me leva ao shopping e à sorveteria da minha tia Janaina.
Ágatha Vitória Gonçalves Batista

Eu gostei quando o meu pai fez sanduiche para mim e para a minha família.
Gostei quando eu, meu pai e minha família, fomos ao shopping.
Eu também gostei quando o meu pai me deixou ajudar a fazer a casa do meu cachorro.
Lívia Gabrielly Soares Raquel

Quando eu era pequeno gostava de brincar de futebol com o meu pai.
Também gostava de brincar de roda.
Samuel Araújo Lacorte Rothéia

A coisa que eu mais gostei foi quando meu pai fez brigadeiro e pizza.
Eu e o meu primo ajudamos, foi a maior bagunça e foi muito divertido!
Cecília Castro Vaz

Eu gostava e até agora gosto porque antes e até agora ele me leva para vários passeios.
Eu adoro isto e até viajar de avião.
Até agora nós só fomos aos Estados Unidos e foi muito legal!
Durante as férias, quando nós viajamos, entre sábado e domingo, foi muito legal mesmo!
Eu adorei do fundo do meu coração!
Amanda Siqueira Militão

O momento especial que eu tive com o meu pai foi brincar de peteca e eu ganhei dele.
Lucas Matheus de Oliveira Lima

Pai, a coisa que eu mais gostei de fazer com você foi aquele dia que eu, você, meu irmão e minha mãe, fomos ao zoológico, isto foi muito legal!
Eu gostei porque a gente fez piquenique. Isto foi muito bom!
E aí depois você comprou água de coco para mim e para você, porque o meu irmão e minha mãe não quiseram.
Ana Clara Oliveira Camargos

Quando vou visitar o meu pai fico super alegre!
Ele sai muito comigo e eu ganho muitos presentes.
Mesmo não o vendo por um ano, gosto muito dele e lembro-me dele todos os dias.
Eu o amo muito!
Anna Júlia Paula Carvalho

Eu gosto muito do meu pai.
Ele é especial para mim.
Ele vê televisão comigo.
Ele me dá boneca no final de ano.
Ele vê filme comigo.
Ele é muito legal!
Feliz dia dos Pais!
Amanda de Souza Martins



quarta-feira, 6 de agosto de 2014

COMENTÁRIO DE UMA HISTÓRIA LIDA









Eu gostei quando Pedrinho colocou a sua capa de super-herói.
Eu não gostei quando Pedrinho saltou daquela montanha bem alta.
Gostei quando o anjinho Biel salvou a vida do Pedrinho.
A aventura de Pedrinho trouxe para mim a mensagem que nem tudo o que queremos podemos fazer.
Lívia Gabrielly Soares

Este livro é muito importante porque traz para nós um recado.
Eu gostei da parte que o Pedrinho aprendeu que nem tudo o que queremos podemos fazer, pois existem coisas perigosas e impossíveis.
Gostei de saber deste recado, pois me fez ficar atenta para não cometer este erro de querer fazer coisas impossíveis, tipo voar.
Fernanda Elisa de Oliveira Ferreira

Eu gostei da história. Foi muito legal, foi muito divertida!
Foi muito perigoso na parte que o Pedrinho pulou do topo da montanha, mas o seu anjo da guarda, o anjo Biel o salvou.
Aí no final da história Pedrinho aprendeu que nem tudo o que queremos podemos fazer.
Cauã Arthur da Silva Boldrão

Eu gostei muito da história.
A parte que eu mais gostei foi a que ele viu na televisão um super-herói, mas não é porque ele pensou que podia voar com a capa.
A parte que eu não gostei foi a que o Pedrinho pulou da rocha grande, porque ele correu o risco de morrer.
A mensagem que a história mandou foi que nem tudo o que queremos podemos fazer.
Ana Clara Oliveira Camargos

Eu gostei quando o anjo Biel salvou o Pedrinho.
Eu não gostei quando ele achou que estava voando como um super-herói.
A mensagem que esta história me mandou foi que nem tudo o que queremos podemos fazer.
Francielle Sacramento de Cerqueira
 

sexta-feira, 13 de junho de 2014

PROJETO "DIÁRIO DE FÉRIAS"




DIÁRIO DE FÉRIAS










NOME: -----------------------------------------------------------------------------------------------
TURMA: 213/ 2º ANO/2014
PROFESSORA: JOYCE
ESCOLA ESTADUAL SANDOVAL DE AZEVEDO

ANOTAÇÕES DE ACONTECIMENTOS IMPORTANTES, BILHETES, RECADINHOS PARA O PROFESSOR, COLEGAS, FAMILIARES, RELATOS DE PASSEIOS, NOVIDADES EM CASA, COMENTÁRIO DE UM LIVRO LIDO, COLAGEM DE FOTOS, INGRESSOS, RECORTE DE JORNAIS OU REVISTAS, DESENHOS, ETC.
VOCÊ REGISTRA QUANDO E COMO QUISER. NÃO SE ESQUECENDO DE DATAR CADA ACONTECIMENTO. E NO DIA 14 DE JULHO TRAZ PARA A SALA DE AULA.
AGUARDO AS NOVIDADES!
BOAS FÉRIAS!

Joyce Pianchão

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


O que é um diário?

O diário consiste em um caderno onde você registra diária ou quase diariamente, de várias maneiras, tudo aquilo que considera importante. Pode ser escrevendo, desenhando ou colando.
Num diário falamos de nós mesmos, do que fizemos ou do que queremos fazer, do que pensamos e sentimos.

A família pode participar?

Sabendo que você está fazendo esta atividade ela pode ficar atenta para não perder oportunidades de selecionar material para o seu caderno, como uma foto, um ingresso, uma manchete de jornal, na compra de um livro, guardando um convite, um cartão, um cupom, um folheto, enfim tudo o que possa registrar o que você fez e onde foi. (Mas lembre-se que a atividade é sua!).

Qual é o objetivo da atividade?

A alfabetização e o letramento não acontecem somente em sala de aula, mas fora dela também, em casa e em todos os lugares em que você frequenta.
É só observar atentamente os muitos recursos que existem a nossa volta para conhecermos, entendermos e até questionar o mundo em que vivemos.

Quais são os conteúdos abordados?

Língua Portuguesa: Contato com diferentes gêneros e suportes de textos escritos. Produção escrita e leitura.

Matemática: Medida de tempo: Ontem, hoje, amanhã. Calendário. 

História: Temporalidade histórica. Registro da própria história. Hábitos e rotina. Documentos que fazem história.
Geografia: O ambiente em que se vive (Moradia, lugares frequentados).

Ciências: Órgãos dos sentidos (O que viu, escutou, sentiu, percebeu). 

Artes: Recorte, colagem, desenho.

Orientação para a vida (OPV): Convívio familiar, reflexão, organização, planejamento, compromisso, responsabilidade.

Tudo que é feito com prazer traz grandes benefícios para nós mesmos.

Bom trabalho! Boa diversão! Bons registros!

Joyce Pianchão
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Prezados pais ou responsáveis,

Apresentamos-lhes o projeto “Diário de Férias”, que consiste no registro das atividades realizadas pelos alunos durante as férias.
Não se preocupem caso não ocorram eventos fora do comum nesse período, o cotidiano de brincadeiras corriqueiras já será suficiente para desenvolver um bom trabalho.
Qualquer acontecimento, como um livro para ler, um brinquedo novo, um chocolate de presente, dará um ótimo motivo para escrever belíssimos relatos.

Nosso principal objetivo é que o aluno passe a refletir sobre a sua linguagem, o que a auxiliará na compreensão de textos e no desenvolvimento de estratégias para que continue a ler e escrever cada vez mais com maior autonomia.

Esperamos que auxiliem na produção do diário, oferecendo o suporte necessário para que a criança dê asas à imaginação. Vale colar, pintar, desenhar, tudo para que o trabalho fique super bacana!
Lembre-os sempre do capricho, limpeza e zelo com o caderno.

Desejamos que esse trabalho seja mais um pretexto para que vocês passem bons momentos juntos.

Professora Betânia e Joyce
Junho/2014