O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Oficina : Experiências no campo da leitura/escrita.

E.E. Sandoval de Azevedo.
Professora Joyce Morais Pianchão
Agosto/2008.


Letramento

Letramento é diversão
É leitura à luz de vela
Ou lá fora a luz do dia.

São notícias sobre o presidente
O tempo, os artistas de TV
E mesmo Mônica e Cebolinha
Nos jornais de domingo.

É uma receita de biscoito,
uma lista de compras, recados colocados na geladeira.
Um bilhete de amor, telegramas de parabéns
e cartas de velhos amigos.

É viajar para países desconhecidos
Sem deixar sua cama.
É rir e chorar com personagens, heróis e grandes amigos.

Letramento é sobretudo, um mapa do coração do homem,
Um mapa de quem você é,
E de tudo que você pode ser.

Adaptado de Magda Soares. Letramento- um tema em três gêneros.
Folheto da I Mostra Pedagógica. SRE- Metropolitana A. Dez. 2006.

Desenvolvimento da leitura/escrita:

“...Eis a primeira e talvez a mais importante estratégia didática para a prática de leitura: o trabalho com a diversidade textual. Sem ela, pode-se até ensinar a ler, mas certamente não se formarão leitores competentes”.
(PCN).

“...Sabemos que a diversidade de leituras, que ora informam, ora distraem, faz com que as crianças se tornem auto confiantes e boas leitoras”.
(Letramento Divertido).

Sendo assim, é preciso que o educador se utilize de todos os momentos que oportunizam a leitura, compreensão e interpretação, reflexão, discussão e conhecimento/aprimoramento da língua portuguesa. Envolvendo todos os conteúdos administrados.
O trabalho preparatório é primordial para que o aluno tenha subsídios para a construção de novos textos.Com a apresentação de textos variados: literatura infantil, poemas, cantigas de roda, “cantinho de leitura” na sala de aula com revistas em quadrinhos, textos selecionados pelo professor, pequenos livros de histórias selecionados pelos alunos, produções textuais de alunos.
Os livros didáticos atuais têm contribuído para o trabalho com textos diversificados e com o trabalho interdisciplinar.
É interessante também a preparação de material preparado pelo próprio aluno. Utilizando revistas e folhetos de supermercados é possível confeccionar jogos de alfabeto, sílabas, palavras, frases.
Nós, educadores, devemos aproveitar os diversos materiais na sala de aula como: Folhetos de propaganda, bilhetes de reunião, avisos e informações da própria escola, textos de outras turmas, excursões, notícias de jornais, participação de projetos fora da escola.
É essencial para o educador e o educando a divulgação do trabalho realizado.

“É sempre bom e importante que as pessoas se unam, se dêem as mãos, somem os esforços e juntas, consigam o que sozinhas não podem realizar”.
(Autor desconhecido)

Sugestão de atividade:

Proposta aos professores que seja realizada na escola uma troca de textos de alunos das diferentes turmas. Textos esses que serão mais um recurso de trabalho em sala de aula e mais uma estratégia didática para que os alunos se sintam mais motivados para escrever.

Agradeço...
A oportunidade de expor meu trabalho e espero que a troca de experiências seja uma constante em nossas atividades educativas, como deve ser um autêntico trabalho em equipe.

Joyce
Referência de apoio:
Língua Portuguesa/Lúcia Helena Ribeiro Cipriano, Maria Otília Leite Wandresen. – 2.ed. – Curitiba: Positivo, 2004. 1ª série. – (Coleção linhas & entrelinhas)

Letramento divertido/ Graça Bouquet, Graça Batituci. V.2. Alfabetização. 1. ed. – Belo Horizonte: Editora FAPI, 2007.

Projeto Pitanguá: ciência/ organizadora Editora Moderna: obra coletiva concebida,
desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editor responsável José Luiz Carvalho da Cruz. – 1. Ed.- 1ª série.- São Paulo: Moderna. 2005.

Matemática pode contar comigo o + novo/ José Roberto Bonjorno, Regina Azenha Bonjorno. 1ª série. 1. Ed. – São Paulo: FTD, 2005. – (Coleção pode contar comigo o + novo).

Interagindo com a História/ Lilian Sourient, Rosini Rudek, Rosiane de Camargo. 1ª série. 2. Ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2005. – (Coleção Interagindo).

_____________ Interagindo com a Geografia. – (Coleção Interagindo).




Nenhum comentário:

Postar um comentário