O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

UM PROJETO NA AULA DE ARTES "O MUNDO DAS CRIANÇAS"

APRECIAÇÃO DA FAMÍLIA AO FINAL DO PROJETO

(Ao final de cada projeto realizado neste ano a família foi convidada a participar escrevendo no caderno de Artes da criança o que acharam das atividades desenvolvidas. Com isso os adultos também são motivados a escrever, a refletir, a participar do mundo das crianças).

(...) Agradeço esse este espaço para comentário, pois nos possibilita, como família, adentrar no universo de nossos filhos, percebendo a sua evolução, e promover um retorno para a educadora sobre a importância do trabalho desempenhado.

Grace Santos (mãe do aluno Lucas Santos)

(...) Esse projeto trabalhou bastante o autoconhecimento da criança sempre com perguntas e questionamentos sobre o que ela faria se fosse com ela: a partir daí pude notar que esse projeto foi super benéfico para a auto-estima de Luiz, demonstrando que ele é um ser muito capaz de desenvolver e aprender várias coisas e que também é muito importante não só na família como em todo o mundo.

Cynthia (mãe do aluno Luiz Fernando)

(...) Interessante ser mostrado o passado e o presente através do artista plástico Daniel Bilac (ex aluno da escola). Quantos ideais e sonhos nasceram dessa simples atividade? (...)

Elisa Santos (avó da aluna Júlia)


ATIVIDADES SEMANAIS DESENVOLVIDAS

(Escrevendo, produzindo textos, comentando, refletindo, contando fatos pessoais, desenhando, recortando e colando figuras, letras, palavras e expressões de revistas).

O QUE ME DEIXA FELIZ...

Ver uma família unida.

Thaís

Amigos, nadar, brincar, mexer no computador.

Arthur

O LUGAR QUE EU MAIS GOSTO DE ESTAR...

Gosto de estar em casa para ver filme, abraçadinha com os meus pais.

Ludimila

Eu gosto de estar na escola porque eu aprendo coisas novas.

Luiz

Eu gosto da praia porque lá dá para brincar, é espaçoso.

Bruna

O MEU COTIDIANO NOS DIAS QUE VOU PARA A ESCOLA

MANHÃ: Assisto à televisão, tomo café, brinco, tomo banho, almoço, escovo os dentes e vou para a escola.

TARDE: Eu vou para a escola às 13h10min e volto às 17h30min.

NOITE: Eu janto com os meus familiares, faço o meu “Para casa”, leio histórias e durmo.

Bruna

UMA NOTÍCIA DE JORNAL:

UM DIA UMA CRIANÇA COMO VOCÊ... QUE TAMBÉM ESTUDOU NO “SANDOVAL DE AZEVEDO”

E se o personagem da notícia fosse você?

Eu queria ser notícia como professora!

Atenção! A professora Carolina é muito boa como professora. Quer colocar as suas crianças na sala da professora Carolina? Ela é muito boa como professora!

Carolina


UM TEXTO PRODUZIDO ESPONTÂNEAMENTE POR UMA ALUNA

CRIANÇAS

Crianças adoram brincar!

Crianças adoram presentes!

Algumas adoram estudar e outras não...

Têm crianças que vão para a escola para brincar e não para estudar.

Crianças adoram também o amor dos pais!

Crianças gostam de tantas coisas!

Adoram sorvete e picolé, bolo, doces, festas, passear, divertir, assistir à televisão, natureza, circo, ajudar, frutas, sapato e roupas, cachorros e gatos, dançar, aprender inglês, cantar, ouvir histórias...

Kathleen

O QUE VOCÊ ACHOU DO TEXTO “CRIANÇAS”?

Eu achei a autora, que é da nossa turma, muito criativa.

Thaís

VOCÊ É UMA CRIANÇA QUE TERMINARÁ ESSE ANO COMO AUTORA DE LIVRO. O QUE ACHA DISSO?

Eu acho impressionante ser um autor de livro.

Eu estou emocionado com o livro.

Ser autor é muito legal!

Arthur

Eu acho isso uma maravilha!

Eu gostei muito dessa ideia!

Eu não acredito que eu vou ser autor.

Luiz

Eu acho muito bom!

Porque eu me esforcei muito. E estou doida para ver o livro!

Bruna


Nenhum comentário:

Postar um comentário