O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

5º Projeto de Artes: Eu sou criança!

 Atividades variadas com textos, desenhos, produção, reflexão, discussão e muita conversa sobre o que é ser criança na visão delas próprias.


Durante o mês de outubro, uma vez por semana, o projeto foi construído e desenvolvido junto com as crianças.
No encerramento, a turma levou o caderno para casa para que a família tomasse conhecimento do trabalho desenvolvido.
Abaixo uma amostra do projeto.  

Atividades: 
 

Leitura e reflexão de um texto produzido por aluno:

O meu sonho é ser criança para sempre.
Eu não quero crescer, porque ser criança é muito bom!
Eu acho que os adultos se divertem menos que as crianças.
Cauã Maia Mendes

E para você, ser criança é bom, como diz o Cauã  em seu texto?

Gosto de ser criança, porque nós podemos brincar, estudar, jogar e ter muitas diversões e coisas engraçadas.
Tenho um mundo melhor assim.
Ser criança é muito melhor!
Ítalo Câmara Reis

Leitura e reflexão do poema Do que eu gosto (Interagindo com a Geografia. Lilian Sourient, Roseni Rudek, Rosiane de Camargo. São Paulo. Editora Brasil. 2004. p.22).

O mundo em que vivemos
Tem coisas de montão
Umas são pra todo mundo
Outras não são não

Dentre tudo que existe
Algumas chamam a atenção                   

São gostosas e bonitas
E alegram meu coração

Abraço e respeito
Natureza e amor
Amigos do peito
Têm grande valor




Sua vez! Escreva e desenhe.

Coisa boa: 

Brincar toda hora e todo dia.
Lucas Lincoln

Coisa ruim:

Atropelamento na rua.
Thiago Leopoldo 

Coisa linda:

Adorando a natureza.
Lucas Lincoln

Coisa não tão linda:

 Torneira aberta.
Ítalo Câmara



 




Leitura e reflexão do poema Ser criança (Colaboração da aluna Sarah Cristina)

Ser criança é ser feliz!
É falar o que pensa
Sem pensar no que diz
É assim de nascença,
Sendo eterno aprendiz! (...)
Valdemi Cavalcante Teixeira Uibaí, BA, por correio eletrônico. 
 Cópia e ilustração da estrofe que achou mais interessante. 

Leitura e reflexão do poema O que é ser criança?

Brincando de carrinho
Ou de bola de gude
Criança quer carinho,
Criança quer saúde.

Chutando uma bola
Ou fazendo um amigo
Criança quer escola,
Criança quer abrigo. (...)
L. Macedo e F. Salem. Criança é vida. In: Teorias da aprendizagem. Curitiba: IESDE, 2003. p. 8  

E para você, o que é ser criança?

Ser criança é brincar, sorrir e amar.
Ser criança é abraçar e respeitar.
Nós temos muita vida para aproveitar, ser criança!
Deus nos criou para sermos assim.
Gosto de ser criança, não adulto.  
É muito legal ser criança!
Brincar de bola com os amigos.
Ítalo Câmara Reis

 Leitura e conversa sobre o texto As crianças e suas histórias.
Interagindo com a História. Lilian Sourient, Roseni Rudek, Rosiane de Camargo. São Paulo. Editora Brasil. 2004. p.36).

E você, se pudesse mudar o mundo, o que faria?

Ajudaria na saúde, construiria mais hospitais, colocaria meninos na escola, colocaria médicos bons nos hospitais. Não deixaria pessoas na rua e construiria mais escolas.
Thiago Leopoldo Gomes da Silva  



 





Este é o espaço para o seu depoimento. 

Eu sou o Thiago, tenho oito anos, estudo na Escola Estadual Sandoval de Azevedo.
Minha professora é muito boazinha.
Minha mãe matriculou-me nesta escola bem educada.
Minha cidade é Belo Horizonte.
Um beijo,
Thiago  Leopoldo Gomes da Silva

Eu gosto de bicicleta, é meu esporte favorito.
A natureza é muito importante para mim.
Tenho medo do escuro.
Quando crescer vou ser piloto.
Meu nome é Lucas Lincoln Machado.
Eu tenho sete anos.
Eu moro em Belo Horizonte.
  Lucas Lincoln Machado

Eu gosto de jogar futebol.
Eu tenho medo do demônio.
Gosto de mágica.
Sempre quis ter poderes.
Tenho oito anos, moro em Belo Horizonte, estado de Minas Gerais.
Alisson  Braga Barbosa

Eu sou uma criança, tenho sete anos.
Eu tenho medo de balão, porque quando eu era pequeno os meus amigos estouraram balão na minha frente.
Ítalo Câmara Reis  

 





Comentário da família ao final do projeto.

Esse projeto está abordando temas atuais como o abandono das crianças, o trabalho infantil, a destruição da natureza e o caos da saúde também, de uma forma sutil e direta.
Meu filho abordou a educação e a escola onde estuda tem um ambiente favorável para o seu intelecto e para o seu desenvolvimento social.
Ele aprendeu a preservar e a respeitar a natureza, sabe das dificuldades que os profissionais da saúde enfrentam em sua luta diária e concorda que as crianças não devem ser maltratadas.
Este projeto é uma verdadeira aula de civilidade.
Parabéns por mais um projeto inteligente.
Cleonice (mãe do aluno Thiago Leopoldo  Gomes da Silva)

Amamos o projeto "Eu sou criança!".
A infância é a fase mais bonita da vida e este projeto mostra como é bom e importante ser criança.
Os poemas, de uma forma lúdica, ensinam e ao mesmo tempo expõem as brincadeiras como parte fundamental para um desenvolvimento feliz e saudável
Talvez seja por isso que todos nós temos um lado criança, mesmo depois de adultos.
Parabéns a todos pelo lindo projeto!
Flávia e Wanderlei (pais do aluno Ítalo Câmara Reis)  

Gosto de ver os projetos, são criativos e a criança expõe sua opinião, fazendo com que a gente possa saber como elas realmente vêem o mundo e como se sentem em relação aos medos, sonhos, ao próximo, à família e também aprendem a valorizar a infância e até mesmo a vida.
Carolina (mãe do aluno Alisson Braga Barbosa)  

Lindo esse projeto! Adorei! Também gostei de saber que as crianças, incluindo o Lucas, estão preocupadas e também consciente da necessidade da preservação da natureza.
Seu sonho vai se realizar, filho!
Parabéns! Te amo!
Mamãe
Rejane (mãe do aluno Lucas Lincoln Machado)   

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário