O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

E SE A CRIANÇA CHORAR?

 

Primeiro dia de aula....

Tudo arrumado.
 Material escolar, uniforme, horário em casa planejado e lá vai a mamãe ou o papai levar o filhinho ou a filhinha para a escola.
Mas, ao chegar, um aviso: Não quero entrar!
Não é possível! Você vai me atrasar. Entra!
Vem o coordenador escolar e segura a criança, que agora já está chorando, e faz um sinal para que a mãe vá embora. Ele resolve.
Depois de uma conversa básica leva-a até a porta da sala e coloca a criança para dentro da sala de aula com a ajuda da professora.
A criança agora já está apavorada, faz pirraça, deita no chão e chora.
 A professora espera que aquela situação passe logo, as outras crianças olham assustadas e algumas já ameaçam chorar também.
 E antes que a coisa piore, a professora chama novamente o coordenador que leva a criança para a secretaria. 
Ligam para a mãe e ela diz:  Infelizmente não posso buscá-la agora, estou no trabalho,vou ao final do horário.
E a criança fica fora da sala até o final do horário.
E assim foi o seu primeiro dia de aula, sem aula.
Quem está no ambiente escolar sabe que esta cena é muito comum.
Mas está certo?
O que poderia ser diferente para evitar cenas como esta?
Primeiro, a mãe não deveria deixar a criança chorando na escola, especialistas discordam, mais vai aqui a opinião de quem vivenciou na prática.
Conversar com ela neste instante não surge efeito.
Ela, a mãe (ou o pai) é quem mais conhece o seu filho, pelo menos deveria.
Então, pais, para evitar futuros traumas, desinteresse pela escola, dificuldade de se adaptar ao ambiente escolar, vai uma dica:
Se mesmo depois de tiver conversado e preparado a criança para este momento, ela chorar, a responsabilidade é sua de acalmá-la. Leve-a para casa, converse novamente sobre a importância de se frequentar uma escola. Importante, procure saber por que ela chorou. Escute-a.
No outro dia se necessário entre com a criança na sala de aula ou fique em outro ambiente na escola, ou ainda combine de pegá-la mais cedo até ela se acostumar. Converse com o professor sobre os combinados que fez com seu filho e o mais importante, cumpra!
A segurança e o apoio que você dispensar ao seu filho será muito importante para a longa vida de estudante que ele tem pela frente.
Pense nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário