O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Um recado importante para professores e pais.

Caminho da Educação

Afirmar que a solução para o país é a educação já se tornou um truísmo. Ninguém mais questiona essa máxima. O que parece difícil mesmo é colocá-la em prática. De um lado, os governos fazem e refazem suas contas, mas não conseguem investir o necessário para garantir boas escolas, com professores bem remunerados e recursos didáticos suficientes. Os resultados ficam evidentes nas estatísticas de alfabetização e desempenho escolar. A deficiência de recursos, por exemplo, não supera questões elementares como o uso de giz em sala. De outro lado, muitos pais não enxergam outra alternativa além da escola para a formação de seus filhos. Para muitos pode parecer natural que a educação seja uma responsabilidade das escolas, mas não é assim. A educação não é uma atividade exclusiva das instituições de ensino, ela é um processo contínuo e ininterrupto. Significa que nos educamos ao longo de toda a vida e em todos as situações. Dessa forma, são os pais tão responsáveis quanto os governos pela formação dos filhos. Uma solução para o problema crônico da educação está na colaboração contínua das escolas e famílias para a formação de crianças e jovens.

José Pereira da Silva Jr. Graduado em Letras e mestre em Estudos Literários Revista Espaço Brasil. Ed.5. agosto. 2008. P.21.


Os dez erros mais comuns nas festas escolares

Júlia Priolli novaescola@atleitor.com.br
Revista Nova Escola- junho/julho 2008
www.novaescola.org.br



Li a reportagem, achei interessante e abordo alguns pontos relevantes como o de nos sentir obrigados a comemorar na escola todas as datas , deixando muitas vezes de cumprir o currículo escolar por dedicar um longo período só comemorando. E muitas vezes desrespeitando a crença religiosa do aluno. “Dos 11 feriados nacionais, cinco têm origem no catolicismo: Páscoa, Corpus Christi, Nossa Senhora Aparecida, Finados, e Natal. O Brasil é um estado laico, ou seja sem religião oficial”.
Não levamos em conta também o novo perfil familiar quando comemoramos “Dia dos Pais”, “Dia das Mães”... E mais, resolvemos “enfeitar” nossos alunos com máscaras de carnaval, de índios, coelhinhos... sem muitas vezes explicar o porque e perguntar se eles querem.
“Festas são bem vindas na escola, mas com o simples propósito de ser um momento de recreação ou de finalização de um projeto pedagógico. É a oportunidade de compartilhar com os colegas e com os familiares o que os alunos aprenderam”.


“Embora os momentos de confraternização com os familiares sejam importantes, eles não devem ser a única maneira de envolvê-los. Reuniões marcadas com antecedência e planejadas para compartilhar o processo de aprendizagem e a produção intelectual, artística e esportiva das crianças são as iniciativas que exibem os melhores resultados quando o objetivo é atrair e conquistar a família”.

Vale a pena ler a reportagem completa!

Joyce
23/01/2009





2 comentários:

  1. Joyce parabéns pela iniciativa e o bom trabalho.
    Quando te vi na faculdade, sabia que vôcê não seria apenas mais uma aluna. Sabia que você faria a diferença!!!

    Eu acredito muito que, " Cada criança que eu ajudo a educar é geração que ajudo a salvar."

    Acredito que você também pensa assim.

    Walesson Gomes

    http://profwalesson.blogespot.com

    ResponderExcluir
  2. Querida Joyce,

    Sinto-me feliz por ser sua colega e por acompanhar este trabalho que você realiza com os alunos do Sandoval de Azevedo. Parabéns!!!
    Nátala Ilége

    ResponderExcluir