O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

E a educação como vai?


Recebi essa imagem via e-mail e entendi como uma ótima crítica e reflexão sobre a educação na instituição escolar e no ambiente familiar. Pois entendo que as duas sociedades são responsáveis pelo processo pelo qual a educação passa. Em última reunião de pais de minha turma disse que ao verificarem no boletim os resultados bimestrais avaliassem todo o caminho percorrido pela criança: estrutura familiar, assistência diária nas atividades escolares, pontualidade e assiduidade às aulas, os encontros com a professora, recursos oferecidos... Para então chegar a conclusão que os resultados que aparecem no boletim são de responsabilidade da família, da escola e por fim da criança. Nem castigo, nem desleixo, mas parceria e motivação para um conhecimento significativo para as nossas crianças.

Um comentário:

  1. Olá amiga Professora Joyce, bom te ver! Belissimo trabalho, encantado, maravilhoso, parabéns. Apresento o texto abaixo:
    “Antes de falar, escute.
    Antes de julgar, espere.
    Antes de rezar, perdoe.
    Antes de escrever, pense.
    Antes de desistir, tente.
    Na busca por mim, descobri a verdade.
    Na busca pela verdade, descobri o amor.
    Na busca pelo amor, descobri Deus.
    E em Deus, tenho encontrado tudo.
    Enquanto navegar pela vida
    Não evite tempestades e águas bravias.
    Apenas deixe-as passar.
    Apenas navegue e continue.
    Sempre se lembre:
    mares calmos não fazem bons marinheiros.
    O mais importante em qualquer jogo não é vencer,
    mas participar.
    Da mesma forma, o mais importante na vida não é o triunfo, mas o empenho.
    O essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem.” A. d.
    Agradeço fortemente de coração a sua atenção e a sua gentileza. Deixo votos de uma semana repleta de muitas conquistas, muitas bênçãos e que reine a paz, saúde e proteção, brilhe sempre! Fique com Deus. Encontraremos-nos sempre por aqui. Felicidades.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir