O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

domingo, 7 de setembro de 2014

UM PROJETO INTERNACIONAL








Aconteceuuu…
A contAção de hIsTóriA!!!



Ocorreu na tarde do dia 27 de Agosto de 2014, na Escola Estadual Sandoval de Azevedo, localizada no Bairro Horto, na Cidade de Belo Horizonte, um descontraído momento envolvendo a literatura infantil do Japão, que foi recontada pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. 




A oficina foi conduzida pela consultora de projetos de desenvolvimento e ação humanitária, Barbara Silva e pela Professora Joyce Pianchão.



A oficina é parte do Projeto piloto que tem como objetivo criar ferramentas e atividades pedagógicas lúdicas para uso didático do ensino de Gestão de Riscos de Desastres nas escolas.



A partir da literatura infantil japonesa os alunos brasileiros se divertiram enquanto conheciam a diferente forma de escrita japonesa e recebiam informações sobre a cultura, língua, costumes, geografia do país. 




Após comporem a história a partir leitura das imagens contidas no livro japonês, os alunos assinaram como autores do texto que será encaminhado à JICA Brasil, que por sua vez, encaminhará a uma escola Japonesa, com o intuito de promover um intercâmbio entre os alunos brasileiros e japoneses.


A equipe pedagógica da Escola Estadual Sandoval de Azevedo parabenizou a todos os envolvidos e se mostrou muito entusiasmada em ampliar esta atividade pedagógica para outras turmas de alunos da escola e contribuir ativamente com o projeto piloto.





Bárbara Silva
Joyce Pianchão

3 comentários:

  1. Querida amiga

    Às vezes as palavras
    se escondem em nossas vidas.
    Então,
    saímos em busca de inspiração
    nos lugares onde a amizade
    se faz preciosa,
    (lugares como este)
    pois são os amigos
    que guardam as melhores
    palavras de nossa vida,
    para nos devolver e inspirar
    quando estivermos distantes
    de nós mesmos...

    Obrigado por sua generosa amizade...

    ResponderExcluir
  2. Que bom ver os trabalhos de seus alunos em seu blog, Joyce, tudo muito lindo! Eles estão de parabéns e você também! E eu não poderia deixar de passar aqui para te dar os parabéns, pelo dia dos professores. Você é uma professora nota 1000, que ama o que faz. Tenho orgulho de dizer que meus filhos foram seus alunos. Que Deus abençoe esse seu dom de ensinar com amor! Um grande abraço, Dorinha, Luiz, Luíza e Lucas.

    ResponderExcluir
  3. Dorinha,
    Belo presente para o dia do professor!
    Obrigada pela mensagem!
    Mas verdade seja dita, é mais fácil ser uma professora que "ama o que faz", quando se depara com uma família (Dorinha, Luiz, Luíza e Lucas) que valoriza o professor, que participa ativamente do ambiente escolar.
    Que venham outras famílias como esta para que outros professores se sintam motivados a fazer sempre o melhor pela educação.
    Com amizade sempre,
    Joyce Pianchão





    ResponderExcluir