O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

sábado, 4 de junho de 2016

"OS LARGADOS"




Romance escrito pelo autor italiano Michele Serra.
Eu soube deste livro lendo Martha Medeiros. Aceitei a indicação de leitura que relata a difícil convivência de um pai divorciado com seu filho adolescente.
Este tema é bem conhecido e vivenciado por nós mães e pais brasileiros. O que, no entanto mais me intrigou foi que não há nada que diferencie o jovem adolescente italiano do jovem adolescente brasileiro. Idênticos em tudo!
E o pai? Também idêntico aos pais brasileiros.
Conclusão lógica, em qualquer lugar do mundo, o velho conflito de jovens e adultos acontece da mesma maneira. E então neste livro, ambos, pai e filho, não se dialogam, sofrem pela falta de entendimento, cada um não compreendendo o mundo do outro.
E então a pergunta: O que traz então de interessante o livro?
A maneira como o próprio pai relata a situação, faz com que não nos desgrudemos da história, que provoca emoção e comprovação. Prende a atenção de nós, pais e mães, que ora rimos, ora nos entristecemos e em todos os momentos nos identificamos.
O final do romance traz uma mensagem simples, mas que faz todo sentindo. É quando ele percebe que eles dois amadureceram.
Fica aí a dica para pais e mães, deste belo momento de reflexão.

Joyce Pianchão

Nenhum comentário:

Postar um comentário