O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

domingo, 3 de julho de 2016

VALE UMA REFLEXÃO




Numa destas minhas caminhadas matinais, na Avenida Andradas, em Belo Horizonte, eu seguia em passos rápidos enquanto os olhos observavam pai e filho.
Pai jovem, acompanhava a aventura do seu filho pequeno, com seus quatro ou cinco anos, na sua primeira bicicleta, assim parecia ser. Dava para sentir a alegria e ansiedade do pai, que dava algumas orientações ao filho, que de repente para, olha para seu pai e diz alto: Pai, dá para parar de falar?
O pai nada disse e seguiu ao lado do filho.
Por coincidência de cenas, em outro dia, no mesmo lugar das minhas caminhadas, recordei a cena anterior, mas agora ali, naquele instante, eu via um avô, muito bem disposto, que acompanhava seu neto, também pequeno, em sua primeira bicicleta. O avô, ao contrário do pai, estava muito a vontade.Tanto que se aventurou a dar uma corridinha e se distanciou um pouco do neto, que seguia atrás, com dificuldade em manter-se na bicicleta.
 De repente, ele, o neto, perde o controle e cai no chão. Chama pelo avô. Até que este lhe escute, ele já havia se levantado e muito indignado diz ao avô: Eu caí, vô! E você nem viu! E o avô sorrindo, tranquilo respondeu: Tudo bem! Você se levantou. Então vamos continuar a caminhada.
Desta vez, porém, o neto se colocou à frente do avô.  De vez enquando,olhava para traz para ter certeza se ele o seguia.

Joyce Pianchão

Nenhum comentário:

Postar um comentário