O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

domingo, 13 de março de 2016

DIÁRIO COMPARTILHADO

O diário consiste em uma produção individual do aluno, compartilhada com o restante da turma.

Cada aluno deve ter um caderno para esta atividade, porém é uma atividade bastante democrática, pois o aluno escreve o que quer, quando quer e como quer.

 Explicando melhor, não é uma atividade que deva ser exigida pelo professor, este deve motivar o seu aluno para que ele tenha vontade de fazer anotações no caderno.

 Os registros podem acontecer de maneiras variadas:

Escrevendo, desenhando, colando fotografias, ingresso de um evento, um rótulo de um produto que consumiu, um convite para uma festa, comentando um livro que leu. etc.

Depois de um fim de semana, feriado, férias, que tal pedir que contem o que aconteceu neste período, apresentando o caderno para a turma?

Você professor poderá também criar outras maneiras de utilizar esta atividade para alcançar os objetivos desejados na produção escrita, na oralidade, na leitura, na utilização prática dos diversos gêneros textuais.

Os cadernos também podem ser expostos na escola para serem compartilhados com outras turmas.

Coloque em prática e me conte os bons resultados alcançados.

Joyce Pianchão

Adaptado da coleção Caminhos para a escrita, página 15 "Recursos para o registro das produções textuais". Volume 1. BH. 2013. FAPI.

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