O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

terça-feira, 15 de março de 2016

RENOVA ESCOLA!

 Hoje, 15 de março é o dia da escola.


A escola é o segundo grupo social da criança. Ela sai do grupo familiar para entrar na escola. Que grande aventura! Que pode ser de medos, de expectativas, de descobertas, de marcas profundas, no seu crescimento físico, emocional e intelectual.

Se a escola é o primeiro contato com o mundo fora da proteção familiar, se é ela responsável pela formação do indivíduo, se é o primeiro veículo de conhecimento, por que caminha a passos lentos para a modernidade, para os diversos e novos meios de aprendizagem, para o entendimento dos problemas ou exigências do mundo atual?

A escola reclama da família que não é a mesma de tempos que já se foram, quando era tradicionalmente formada pelo pai (provedor), mãe (cuidadora da casa e dos filhos) e dos filhos (seguidores das ordens familiares).

A escola reclama do aluno que conhece outros recursos de aprendizagens muito mais interessantes do que professor falando, quadro de giz, papel e lápis.

A escola reclama do aluno que quer andar, falar, participar, construir, interagir.

Acorda escola!

 Abra suas portas e janelas e deixe o mundo entrar.
Abra seus portões, suas salas e seus armários e deixe gente entrar, deixe que os livros e  outros materiais pedagógicos conheçam seus alunos.

Atualizar é preciso, escutando o aluno.
Capacitar é preciso, conhecendo o aluno.
Aprender é urgente, com o aluno.

Hoje é seu dia!
 E mesmo sendo assim como é, fechada e cheirando a guardado deixa saudades em quem por você passa. Você, apesar dos pesares, ainda fascina . Você é como aquela mãe chata, exigente, mas que amamos. Vai explicar...

Imagina então você com nova roupagem.

 Não vai deixar saudade, vai estar presente, vai ser presente para o mundo que entrou e ficou maravilhado com o que viu, com o que vê. Porque você vai ser como deve ser, renovada sempre. O que é hoje, não será  amanhã, pois assim é o mundo, assim deve ser você, em constante mudança e atualização.

Hoje é seu dia! 
Não espere aquelas velhas homenagens de sempre. Reaja! Provoque!

Chame a todos e pergunte o que esperam de você. Pais, alunos, funcionários, professores.
E pergunte: O que faremos juntos? Quando começaremos a reforma de pensamentos e ações?
O que deixa vocês felizes lá fora que podemos trazer para dentro da escola? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário