O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Projetos desenvolvidos


Em 2006, organizei um coletânea de “Cartinhas para Papai Noel”:

Quando li as cartinhas, senti-me recompensada por todo um trabalho desenvolvido durante o ano e com uma vontade enorme de estimular essas crianças para que continuassem a escrever. Pensando assim, organizei essa coletânea que traz as cartas dessas trinta e cinco crianças de 7 e 8 anos. Com a seleção desse trabalho, pretendo também demonstrar que o objetivo da leitura e escrita foi atingindo quando essas crianças já fazem a leitura do mundo em que vivem e dos problemas que nele existe; que escrevem com bastante desenvoltura sabendo expressar suas emoções, organizar suas idéias e escrever um texto coerente e coeso, levando em conta a faixa etária em que se encontram.

Papai Noel,

Eu gostei desse ano porque eu aprendi muita coisa legal.

Eu quero que em 2007 tenha menos violência e mais educação.

Escola para os meninos pobres e emprego aos pais deles.

E que todas as crianças tenham um bom ano.

Um abraço,
Diego



Em 2008, organizei o livro “Letramento. Um ano de histórias”.


Nesse contei com o apoio da supervisora Andréa Pina e da diretora Marilúcia Sandemberg, da Escola Estadual Sandoval de Azevedo.

Na Escola Estadual Sandoval de Azevedo, a intenção foi de diversificar os textos trabalhados, em sala de aula, com a turma do 2º ano do ensino fundamental, 7 e 8 anos de idade, no decorrer do ano letivo. Preparar o aluno para a escrita funcional com textos narrativos, bilhetes, cartas, poesias, cartões, anúncios, opiniões próprias na leitura de folhetos informativos, propagandas e livros literários. Promove-se ainda assim, a interdisciplinaridade entre os conteúdos. Possibilita-se que a criança avance na sua capacidade de compor textos, na liberdade de se expressar, de apresentar suas idéias, seus questionamentos e reflexões. Após esse trabalho inicial ela terá maior preparo para reestruturar o seu texto dentro das normas da língua, nos anos escolares posteriores. Pois primeiro é preciso gostar de escrever e é escrevendo e reescrevendo que se aprende. Essa turma teve acesso à diversos gêneros textuais, lendo, escrevendo, produzindo, enriquecendo seu vocabulário, expressando sua opinião e sentimentos nas diversas oportunidades e conteúdos.

Segundo Kramer (1993, p.83 apud BATISTA, 2004, p.164), “ser autor significa produzir com e para o outro. Somente sendo autora, a criança interage e penetra na escrita viva e real, feita na história. Ao se perceber como autora, a criança sente o desejo de escrever algo instigante, capaz de manter a curiosidade e o interesse do leitor”.

E, no seu modo simples de escrever, essas crianças deixam aqui registrados uma pequena amostra de mensagens importantes para a escola, para a família, para a sociedade.

Comentário de aluno:

Entrei no Blog do projeto.

Fiquei surpreendido quando vi o comentário da professora Joyce.

Gostei da parte que a professora, no Blog, falou que os nosso textos estão ótimos.

Aqui, na sala de aula, a professora Joyce falou que tinha colocado todos os textos no Blog.

Já em casa, os meus pais gostaram muito do meu texto.

No Blog, gostei de todos os textos.

João Paulo Silva Soares, agosto/2008.


Projeto "Eu amo pão"


O aluno João Paulo, se refere ao Blog do projeto “Eu amo pão”, coordenado por Rita Miranda, da Casa Sol: http://euamopao.zip.net/ E é nesse Blog que estão 25 poesias produzidas pela turma de 2008 (18/08/2008) . Dessas, seis foram selecionadas pela padaria “Colombina”, para serem publicadas no pacote de pão.

E, agora em 2009, resolvi criar um Blog próprio para divulgar as atividades realizadas.

2 comentários:

  1. Joyce, Adorei sua iniciativa.
    A cada dia fico mais feliz em acompanhar seus largos passos.
    Continue assim.
    Estarei sempre torcendo por você.
    Ah! Não posso deixar de falar da satisfação que sinto em tê-la no quadro de funcionários da nossa escola.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Joyce
    Fiquei encantado com o seu trabalho!!
    Você é um grande exemplo para nós aprendizes do professorado.
    Te parabenizo pela iniciativa, coragem, dedicação e amplitude que transparece nos seus trabalhos. Vejo isso nos trabalhos dos pequenos. Agradeço ainda por compartilhar seu pensamento educativo neste blog, é uma saudável contaminação!!!
    E obrigado pela simpática recepção na escola.

    ResponderExcluir