O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

LETRAMENTO, UM ANO DE HISTÓRIAS/ A FAMÍLIA

As crianças tiveram como tarefa entrevistar a família:

O que você achou do lançamento do livro na sala de aula?


Eu gostei muito do projeto, pois incentiva as crianças no caminho da leitura e da escrita. Amarildo Araújo Puger, pai da aluna Luiza Andrade Puger.

Eu gostei muito do lançamento do livro, das moças que estavam contando histórias para os alunos e dos projetos comentados durante o lançamento. A professora Joyce motiva os alunos a tomarem gosto pela leitura e de preferência continuarem escrevendo e lendo muitos e muitos livros. Adorei cada história dos alunos, frases, textos, uns com mais dedicação, outros com menos, mas enfim, o resultado foi muito satisfatório. Mas, para que isso acontecesse teria que ter mesmo uma professora como a Joyce, que faz seu trabalho com amor, carinho e dedicação. Admiro-a cada vez mais. Agradeço a Deus por minha filha ter estudado com ela este ano, com ela aprendeu muito e cresceu. Que ela continue sendo essa pessoa maravilhosa que é, continue a ensinar bem outras crianças. Elizabete Aparecida Gonçalves, mãe da aluna Maria Eduarda Gonçalves Gomes.

Achei criativa e produtiva a ideia de propiciar às crianças a escrita no decorrer do ano. Espaço onde as mesmas tiveram possibilidades de relatar o seu cotidiano. Num mundo onde a escrita e o hábito de ler estão se perdendo, é necessário permitir que a imaginação, a fantasia e os fatos reais sejam vivenciados, relatados e se tornem vividos nas histórias dessas crianças. Parabéns pela iniciativa da professora, que mostrou que a educadora comprometida consegue ir além, vendo no espaço da escola um lugar que é possível criar hábitos que possibilitam a formação de pessoas. Carla Almeida França, tia da aluna Larissa.

O projeto da professora Joyce, da Escola Estadual Sandoval de Azevedo, “Letramento, um ano de histórias”, é inovador e guerreiro, visto sobre o contexto escolar brasileiro. Ele trabalha com a auto-estima dos pequeninos e mais que isso, incentiva os mesmos a buscarem o conhecimento com alegria, através da arte e cultura. Vejo-os tendo oportunidades de crescimento numa sociedade tão restrita a poucos. Espero que várias “Joyces”, nesse Brasil, tenham a mesma atitude. Muito Obrigado, professora! Natacha, tia da aluna Giulia.

A festa foi muito bonita, proveitosa e interessante. É muito importante para nossas crianças desenvolverem o potencial, para se tornarem grandes autores e escritores. Eu achei muito bonito o livro, da capa ao fim. Parabéns, professora Joyce e obrigada por tudo. Edila Giudice, mãe da aluna Ana Carolina Giudice Barbosa.

Achei que foi uma iniciativa excelente, pois além de estimular as crianças no processo da criatividade e melhoria da escrita, também proporciona a elas uma grande motivação. Creio que todos se sentiram pequenos escritores e com um orgulho bem grande. Parabéns, professora Joyce, por sua ideia maravilhosa e por seu empenho e dedicação nesse importante projeto. Marcos Arlindo, pai do aluno Luis Fernando Rodrigues.


Quero parabenizar a professora Joyce pela realização do evento que tanto me comoveu. Vi a dedicação e carinho no lançamento do livro e também fiquei bastante admirada ao vê-los cantando o Hino nacional. Obrigada, professora, por sua dedicação. São profissionais como você que realmente fazem a diferença neste país. Ana Lúcia, vó de Kauan da Silva.


Eu fiquei muito orgulhosa e feliz com o projeto da professora Joyce, pois com esta iniciativa resgatou dentro de cada um de seus alunos o que eles têm de mais puro e precioso. Parabéns a todos pela maravilhosa obra! Parabéns, Vitor, por ser tão sensível e por conseguir expressar todos os seus mais sinceros sentimentos. Beijos! Mamãe está muito orgulhosa! Te amo! Obrigada, Joyce! Alessandra L. Brasileiro, mãe do aluno Vitor Augusto.


Meu comentário em relação à peça e as apresentações foi a grande importância que as histórias expressaram para os alunos e nos pais presentes. Eventos dessa grandeza são muito importantes Pois resgatam para os nossos filhos as histórias antigas e reúnem as belas expressões dos cantos. Gostaria de expressar em nome da família nossos sinceros agradecimentos a todos os envolvidos nesse projeto e espero poder surpreender-me a cada ano com mais novidades. Luciano, pai da aluna Maria Isadora.


Eu achei muito interessante o lançamento do livro porque incentivou as crianças a escreverem os seus sentimentos e suas vontades. E tendo assim uma grande oportunidade de conhecer mais as palavras e como elas são escritas e o significado de cada uma delas. E quanto à apresentação das crianças, achei maravilhosa! Parabéns, professora Joyce, por esse trabalho. Continue ensinando. Tina, aluna Ágatha.


A minha mãe esteve na festa de lançamento do livro Letramento e gostou muito. Ela disse que achou muito importante o trabalho da professora Joyce. Adorou os textos. Ela sorriu e até se emocionou e disse estar muito feliz com esse meu ano de aula. Rejane, mãe do aluno Victor Lincoln.


Eu gostei muito, pois todos estavam muito satisfeitos com o desempenho e participação das crianças. Esse foi um ano de grandes descobertas para todos os alunos. Fazendo com que tivessem acesso a teatro, museu e outros lugares. Acho que a professora Joyce está de parabéns, pois mostrou que não é só nos livros didáticos que os alunos aprendem. Todos que de uma maneira ou outra ajudaram nesse projeto merecem reconhecimento. Agradeço a professora Joyce por ter sido tão atenciosa com nossos filhos e que ela continue sendo a professora que é, tão dedicada. Parabéns. Sandra Amélia, mãe do aluno Guilherme Eduardo.


Joyce, parabéns pelo seu trabalho com as crianças. O livro foi um incentivo grande para elas. A festa deu a elas muitas alegrias. Liliane, mãe da aluna Giovanna.

Com certeza, o projeto Letramento é muito importante, pois inicia a criança no maravilhoso mundo da escrita. O projeto desperta na criança a criatividade, o livre pensar, a transcrição crítica dos fatos correntes no mundo a sua volta para o papel. Pai do aluno Lucas.

Eu, como uma apaixonada por livros, achei maravilhoso um evento como esse na escola, pois as crianças aprendem a expressar o que o projeto pede sem perderem o foco, ou seja, entendendo o que estão fazendo. Esse trabalho da professora Joyce Pianchão trazendo os alunos para um contato com a leitura, com a escrita espontânea e com projetos de diversos títulos dentro de um acontecimento diferente em sala de aula, é estimulante e prazeroso para a criança sair do dia a dia continuando no mundo da história e da arte. Fiquei emocionada de ver meu filho tão entusiasmado com o lançamento de um livro escrito por ele e pelos coleguinhas de sala. Valkíria Valadares, mãe de Yan Carlos Félix Valadares.

Um comentário:

  1. Obrigada pela visita, que bom que gostou, vamos aproveitar esse novo ano para trocar bastante e enriquecer nossa pratica de esnsino aprendizagem. bjs

    ResponderExcluir