Apesar do surgimento de tantas novas tecnologias, o livro ainda permanecerá muito tempo entre nós, apesar de muitos alardearem sua futura "aposentadoria". Ele ainda é a forma mais democrática e acessível de conhecimento, se considerarmos a população mundial como um todo. E, há lugar para todos felizmente!
O dia-homenagem foi instituido pela Unesco em 1996. Ele é celebrado em cerca de 100 países, e mobiliza uma vasta rede internacional de editores, livreiros, bibliotecários, associações de autores, tradutores e muitos outros amigos da causa do livro de leitura. É importante que se tome consciência dos benefícios econômicos, morais e cívicos da leitura, para que os indivíduos possam engajar-se na luta por um mundo melhor.
A escolha do dia deve-se ao fato que vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep Pla, nasceram ou morreram em um 23 de abril.
O acesso à herança cultural através do livro possibilita o enraizamento do sujeito na comunidade, por dar-lhe suporte e coesão de ideias. O sentido comunitário do livro como prioritário, principalmente na educação das crianças, futuros cidadãos. Como em toda construção, o livro é um alicerce importantíssimo a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
O livro constitui um meio fundamental para conhecer os valores, os saberes, o senso estético e a imaginação humana. Como vetores de criação, informação e educação permitem que cada cultura possa imprimir seus traços essencias e, ao mesmo tempo, ler a identidade de outras. Janelas para a diversidade cultural e ponte entre as civilizações, além do tempo e do espaço, o livro é ao mesmo tempo fonte de diálogo, instrumento de intercâmbio e semente do desenvolvimento.
Fonte: Unesco
Portal cidadãoPG- Secretária de Educação de Praia Grande - São Paulo www.cidadao.sp.gov.br
Texto apresentado na Escola Estadual Sandoval de Azevedo, turma 213, 2º ano, pela aluna Geovanna Giovanne Falieri.
O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.
domingo, 24 de abril de 2011
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Não há como substituir um livro, não tem coisa igual como ler e folhear o livro.
ResponderExcluirÓtima Páscoa pra vc e sua família.
Bjs
Querida amiga
ResponderExcluirO livro
é para mim,
o maior tributo
a inteligência.
Que haja em ti sempre sonhos
por sonhar.