O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Produzindo texto


criandoecopiandosempre.blogspot.com

Após a leitura e estudo do poema "Crescendo e aprendendo", de Berenice Gehlen Adams:

(...) Mas sei também
Que ainda tenho
Muito para aprender.
Sei que quanto mais aprendo,
Mais coisas poderei fazer.
E assim vou aprendendo
A conhecer o mundo
Que é cheio de encantos e magia,
Que é cheio de amor, natureza e poesia...

Foi a vez das crianças se expressarem:

"Na escola já aprendi..."

Na escola aprendi a ler e a escrever.
E também a contar.
Aprendi o alfabeto.
E a desenhar.
Aprendi a fazer projeto.
E também a fazer fato de mais e de menos.
Aprendi sobre a natureza.
E também a escrever texto.
João Vitor Papini de Paulo

Na escola aprendi a ler, aprendi adição e subtração, aprendi que tenho que ter respeito com as pessoas, aprendi que tenho que conviver bem com as pessoas.
Luiz Fernando Brandão de Souza

Respeitar, ler, estudar.
Também aprendi a cantar, ajudar, escrever e colorir.
Ter amigos e colegas.
Olhar horas, fazer continhas de mais e menos, os sinais de pontuação e escrever textos.
Ludimila de Almeida Orício

Eu já aprendi muitas coisas: Matemática, avaliação e o mais importante, Língua Portuguesa.
Na escola eu aprendo mais coisas.
Você também vai aprender assim.
Lorena Gomes de Miranda Corrêa

Aprendi a ler, escrever, colorir e contar.
Aprendi a contar os meses do ano, aprendi a contar os dias da semana, aprendi a fazer os fatos da adição e subtração, recortar e colar.
Thainá Maria Ramos de Alencar

Aprendi a resolver fatos. Mas também tem mais fatos para aprender.
Sei ler, sei escrever.
Sei fazer textos e poemas mais bonitos.
E muito mais!
Mas não sei fazer algumas coisas que eu ainda não aprendi na escola.
Kathleen Luany Sena Monteiro

Na escola já aprendi a ler e a escrever.
Eu aprendi muitas coisas, aprendi a cada dia.
E fui aprendendo a recortar, colar e reler.
Davi Mayrink Salviano

Quando eu tinha três aninhos eu entrei na escola e só sabia rabiscar e brincar.
Eu fiz quatro anos, aprendi a escrever.
Fiz cinco, aprendi a fazer contas.
Depois eu mudei de escola.
E eu fui aprendendo a escrever muitas coisas novas.
E passei para o segundo ano, com sete anos estou.
João Victor Fernandes Figueiredo Ali


Um comentário:

  1. Querida amiga

    Há palavras
    que acordam
    sentimentos plenos
    em nossos corações.

    Vida plena em teus dias.

    ResponderExcluir