O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

A LEITURA DE TODOS OS DIAS EM SALA DE AULA




“O que leva uma criança a gostar de ler é o exemplo”, diz Ana Maria Machado.

Segue abaixo os passos para a leitura em sala de aula (adaptado por Joyce Pianchão da coleção Caminhos Para a Escrita de Joyce Pianchão e Graça Boquet. Volume 1, página 9. Belo Horizonte. FAPI. 2013).

Leitura silenciosa é o momento que o aluno viaja pelo texto, observando a ilustração ou outras pistas que o texto oferece.

A leitura pelo professor deve ser devagar, pronunciando bem as palavras, anunciando pausas e pontuações. Promover mudanças na fala de acordo com a fala dos personagens ou situações diferenciadas. Promover suspense também é uma ótima estratégia para despertar o interesse pelo texto que será lido. Se for um livro, num momento bem interessante, o professor anuncia que continuará amanhã.

Leitura da turma em voz alta que pode ser coletiva ou individual. O professor também deve participar da leitura neste momento.

Variedades na leitura do texto
Cada aluno lê uma frase, um parágrafo, uma estrofe ou um verso.
Cada aluno lê duas frases ou dois versos.
Os meninos leem uma parte e as meninas outra.
O professor lê um trecho e a turma outro.

Estas variedades na leitura são divertidas e mantêm todos atentos.

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