“O que leva uma criança a gostar de ler é o
exemplo”, diz Ana Maria Machado.
Segue abaixo os passos para a leitura em sala
de aula (adaptado por Joyce Pianchão da coleção Caminhos Para a Escrita de Joyce
Pianchão e Graça Boquet. Volume 1, página 9. Belo Horizonte. FAPI. 2013).
Leitura
silenciosa é o momento que o aluno viaja pelo texto, observando a
ilustração ou outras pistas que o texto oferece.
A leitura
pelo professor deve ser devagar, pronunciando bem as
palavras, anunciando pausas e pontuações. Promover mudanças na fala de acordo
com a fala dos personagens ou situações diferenciadas. Promover suspense também
é uma ótima estratégia para despertar o interesse pelo texto que será lido. Se
for um livro, num momento bem interessante, o professor anuncia que continuará
amanhã.
Leitura
da turma em voz alta que pode ser coletiva ou individual. O
professor também deve participar da leitura neste momento.
Variedades
na leitura do texto
Cada aluno lê uma frase, um parágrafo, uma
estrofe ou um verso.
Cada aluno lê duas frases ou dois versos.
Os meninos leem uma parte e as meninas outra.
O professor lê um trecho e a turma outro.
Estas variedades na leitura são divertidas e
mantêm todos atentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário