O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

O LIVRO DIDÁTICO DE TODOS OS DIAS

Dia Nacional do Livro Didático Imagem  



O livro didático deve ser recebido em sala de aula com muita festa pelos professores e pelos alunos.

Está aí uma boa ideia!  
 Por que não festejar a chegada do livro didático em sala de aula?

Apresentar o livro para a turma: Capa, contracapa, nome do livro, autor, editora, apresentação, sumário...

 E mais!

 Professor, converse com a turma sobre a importância do uso do livro didático em sala de aula. 
Que tal envolver a família na chegada do livro? 
A festa promete!

Quem sabe criar o dia de encapar o livro e etiquetá-lo?

Criar um cantinho na sala para ele também é uma ideia.

E quem ficará responsável pela distribuição dos livros em sala de aula?

 Quem irá guardá-los ao final da aula?

Olha aí, quanta coisa o livro está promovendo na turma: organização, colaboração, participação.




Professor,
Utilize o livro mais em sala de aula, do que como tarefa de casa, principalmente no início do ano. 

Explore oralmente a atividade a ser feita.

Organize uma rodinha para explorar a atividade oralmente é uma estratégia que dá certo!

Pedir aos alunos que tentem fazer o que se pede no livro, individualmente ou em dupla.

Fazer oralmente as atividades com os alunos e pedir que façam a correção necessária.

O livro é um excelente recurso para desenvolver as habilidades de leitura, compreensão e raciocínio. E também para aprimorar e enriquecer o vocabulário. Muito mais eficaz do que atividades em folha (Xerox).
 O livro tem uma sequencia lógica de atividades, o que desperta a atenção e o interesse do aluno pela continuidade e sequencia do estudo.

É o livro didático que prepara o aluno para realizar com desenvoltura atividades de provas com ordens mais elaboradas ( aquelas avaliações externas...).

 É o livro que desperta no aluno a curiosidade pelo saber mais.

Muitas vezes o professor desanima de incluir o livro didático em suas aulas porque quer facilitar  para seu aluno, ou não acredita na sua capacidade de entendimento. Talvez o aluno não esteja mesmo preparado para encarar o livro didático, por isso é preciso a orientação do professor para que este relacionamento aluno x livro aconteça de maneira gradativa.

O livro facilita o planejamento do professor, economiza tempo e material.

Professor, agindo desta forma, na segunda metade do ano você poderá se surpreender quando notar seus alunos realizando tranquilamente as atividades do livro didático e mais, trocando ideias de resolução de algum exercício com o colega do lado.

O livro está esperando para ser aberto e utilizado como merece!

Joyce Pianchão


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário