O livro didático deve ser recebido em sala de aula com muita
festa pelos professores e pelos alunos.
Está aí uma boa ideia!
Por que não festejar a chegada do livro
didático em sala de aula?
Apresentar o livro para a turma: Capa, contracapa, nome do
livro, autor, editora, apresentação, sumário...
E mais!
Professor, converse com
a turma sobre a importância do uso do livro didático em sala de aula.
Que tal
envolver a família na chegada do livro?
A festa promete!
Quem sabe criar o dia de encapar o livro e etiquetá-lo?
Criar um cantinho na sala para ele também é uma ideia.
E quem ficará responsável pela distribuição dos livros em
sala de aula?
Quem irá guardá-los
ao final da aula?
Olha aí, quanta coisa o livro está promovendo na turma: organização,
colaboração, participação.
Professor,
Utilize o livro mais em sala de aula, do que como tarefa de
casa, principalmente no início do ano.
Explore oralmente a atividade a ser feita.
Organize uma rodinha para explorar a atividade oralmente é
uma estratégia que dá certo!
Pedir aos alunos que tentem fazer o que se pede no livro,
individualmente ou em dupla.
Fazer oralmente as atividades com os alunos e pedir que
façam a correção necessária.
O livro é um excelente recurso para desenvolver as
habilidades de leitura, compreensão e raciocínio. E também para aprimorar e
enriquecer o vocabulário. Muito mais eficaz do que atividades em folha (Xerox).
O livro tem uma sequencia lógica de atividades, o que desperta a atenção e o
interesse do aluno pela continuidade e sequencia do estudo.
É o livro didático que prepara o aluno para realizar com
desenvoltura atividades de provas com ordens mais elaboradas ( aquelas
avaliações externas...).
É o livro que
desperta no aluno a curiosidade pelo saber mais.
Muitas vezes o professor desanima de incluir o livro
didático em suas aulas porque quer facilitar para seu aluno, ou não acredita na sua
capacidade de entendimento. Talvez o aluno não esteja mesmo preparado para
encarar o livro didático, por isso é preciso a orientação do professor para que
este relacionamento aluno x livro aconteça de maneira gradativa.
O livro facilita o planejamento do professor, economiza
tempo e material.
Professor, agindo desta forma, na segunda metade do ano você
poderá se surpreender quando notar seus alunos realizando tranquilamente as
atividades do livro didático e mais, trocando ideias de resolução de algum
exercício com o colega do lado.
O livro está esperando para ser aberto e utilizado como
merece!
Joyce Pianchão
Nenhum comentário:
Postar um comentário