Desde o primeiro dia de aula!
Em turmas alfabetizadas ou não
a produção acontece. Acredite!
Conversas diárias em rodinhas sobre assuntos variados faz
com que o aluno organize as suas ideias, pense, escute, observe e elabore as suas próprias perguntas e
respostas.
E assim ele já está produzindo um texto oral.
Quando você, professor, lê para a sua turma, está dando
informações para que ela escreva futuramente as suas próprias histórias.
Quando você dialoga
com seus alunos sobre a compreensão de uma história lida, aí você faz com que
ele preste atenção, compreenda e verbalize suas observações sobre o que escutou
e vai aí mais um momento de produção textual oral.
E a produção escrita quando acontece?
Quando você pede que o aluno desenhe a parte da história que
mais gostou.
O desenho é uma produção textual.
Quando você, professor, pede que a turma fale ou escreva
palavras que lembrem a história. A palavra dita ou escrita é uma produção
textual.
Quando você pede que um aluno comente em uma frase a
história que escutou e você escreve as frases citadas no quadro para a leitura
da turma isto é uma produção coletiva de frases, que organizadas com sequência, formam um texto coletivo.
Estas são algumas sugestões para o seu trabalho inicial de
produção textual oral, coletivo e escrito.
Comece sem medo e com certeza você terá boas surpresas,
porque da maneira como conduz uma conversa com a sua turma, de como prepara a leitura
de um livro, de como conduz uma rodinha de conversa sobre uma história lida,
poderá se surpreender com os primeiros resultados do seu trabalho. Vai notar a
capacidade e a vontade do aluno em falar, participar, registrar, criar e
produzir.
Não há erros neste processo, mas sim progressos diários. O mais importante é a sua colaboração para o despertar pelo gosto de ler e escrever.
Nenhum comentário:
Postar um comentário