O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

domingo, 15 de março de 2009

Um recado importante para professores e pais

O discurso abaixo foi escrito pelo Professor Walesson, da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), quando foi paraninfo da turma do Normal Superior/2008 (Unidade de Vespasiano/MG).
Li e achei interessante para uma reflexão sobre a nossa atuação diária como professores.
E com a autorização do meu tutor de sala, Profº Walesson, posto aqui o seu texto.
Espero que apreciem!

Prezados ,

É com imensa alegria que estamos aqui reunidos para que juntos possamos festejar a conquista de nossos formandos. Queria ser um poeta e transformar em versos a satisfação que este momento me traz. Pois, acaba aqui o trato entre professor e a alunos, porém aqui mesmo começa uma nova relação, a de colegas de profissão.

O que se exige eticamente de educadoras e educadores progressistas é que, coerentes com seu sonho democrático, respeitem os educandos e jamais, por isso mesmo, os manipulem.
Paulo Freire

Ao novo educador hoje compete, o desafio de refazer a educação, reinventá-la, criar as condições objetivas para que uma educação democrática seja possível, criar alternativas pedagógicas que favoreçam o aparecimento de um novo tipo de pessoas, solidárias, preocupadas em superar o individualismo criado pela exploração capitalista do trabalho, preocupadas com um novo projeto social e político que construa uma sociedade mais justa, mais igualitária.
Por isso, minhas colegas de trabalho, o pedagogo é comparado ao semeador e não pode fugir da responsabilidade de semear. Não digamos que o solo é áspero, que chove freqüentemente, que o sol queima ou que a semente não serve. Não é nossa função julgar a terra e o tempo. Nossa missão é semear.
Não semeies, porém descuidadamente, como quem cumpre uma missão desagradável! Semeemos com interesse, com amor, com atenção, como quem encontra nisto o motivo central de sua felicidade.
Não importa o campo de trabalho, quer na empresa, na escola, na área de pesquisa, enfim nas diversas atuações do pedagogo, têm-se a possibilidade de construir um mundo melhor.” Saibam que, quando o pedagogo contribui para a educação de uma criança, ele esta ajudando a salvar uma geração.”
Para encerrar ouso citar Fernando Pessoa, com minhas observações, “ O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e profissionais incomparáveis.”

Este é o sucesso que desejo a todos vocês, sejam incomparáveis, façam a diferença. Vençam sem deixar ninguém para traz, este é o papel do PEDAGOGO.

Obrigado!


Um comentário: