O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A turma do 2º ano/2009

Produção textual (Baseado no livro "As famílias do mundinho", de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, São Paulo: DCL, 2006).Esse livro foi cedido pela aluna Ana Clara.
Os textos escritos pelos alunos, fazem parte de um livro que cada um está montando sobre suas famílias. À cada dia escrevem uma página e ilustram com recorte e colagem de figuras de revistas, papel colorido, desenho,fotos da família, etc. Muitas histórias estão por vir...




A minha família é pequena.
As pessoas da minha família são diferentes.
Gostam de estudar, gostam de trabalhar, gostam de ler.
Elas gostam mais de brigar, porque a minha cachorrinha não pode sair de casa, porque minha vó xinga.
Minha família é muito bonita!
Marcela, agosto/2009.



A minha família é grande.
As pessoas da minha família são calmas.
Gostam de coisas diferentes: estudar, computador, futebol.
Gabriel, agosto/2009.

E o livro continua...
Frases:
A minha família está feliz quando tem festa.
Vivemos felizes!

Samuel, agosto/2009.

As pessoas de minha família são diferentes.
Gostam de música, ler, falar, brincar.

Bruna, agosto/2009.

A minha família está feliz quando eu dou um abraço, quando compra um carro e quando ninguém morre.
Júlia, agosto/2009.

A minha família fica triste quando perde alguém da família e amigos.
Cinara, agosto/2009.


Minha linha de tempo:

Nasci.
1 ano: Dei meu primeiro passo.
2 anos: Passeava de carro.
3 anos: Brincava.
4 anos: Fui na praia.
5 anos: Gostava de tomar banho.
6 anos: Estudava.
7 anos: Já sei ler.
Juan Pablo de Oliveira, agosto/2009.

1 ano: Eu fui passear.
2 anos: O meu pai pescou um peixe.
3 anos: Eu fico na creche.
4 anos: Eu mudei de escola.
5 anos: Eu fiz aniversário.
6 anos: Eu fui no clube.
7 anos: Eu brinco de peteca.
Matheus, agosto/2009.

3 anos: Meu irmão nasceu.
4 anos: Fui no churrasco.
5 anos: Viajei.
6 anos: Entrei no Sandoval.
7 anos: Estou lendo.
Gabriel, agosto/2009.


Finalizando o livro:

Olá! Eu sou a Bruna.
Eu criei um livro que está muito bonito.
Você não vai ver?
Porque ele está muito legal.
Eu me chamo Bruna Gonçalves Ferraz Ribeiro.
Eu moro no Brasil.
Tenho 8 anos.


Oi! Eu sou Eduardo.
Eu moro no Brasil.
Na minha família tenho um irmão, uma irmã, minha mãe, meu pai e eu.
Tenho 7 anos.
Meu esporte favorito é futebol.
Gosto de nadar.
Agora eu tenho que ir.


Olá! Eu me chamo Gustavo, tenho 7 anos e sou autor deste livro.
Tenho muitos amigos chamados Marcelo, Enzo, Samuel e Eduardo.
Beijos,
Gustavo

Olá, amiguinho!
Eu vou te ensinar como fazer o livro.
Papel colorido, papel branco, cola, foto, canetinha, lápis de cor, lápis de escrever, tampa.
Eu tenho dois irmãos, um por parte de pai e um por parte de mãe.
João Vítor

Olá, amiguinho e amiguinha!
Meu nome é Juan, tenho 7 anos, tenho uma família completa, mas não tenho vó.
Juan Pablo de Oliveira

Boa tarde!
O meu nome é Marcela, tenho 7 anos.
O meu sonho é Ter um carro.
Eu gosto muito de cachorro.
Eu moro no Brasil.
Beijos!!!



.










Um comentário:

  1. Joyce, muito importante os comentários dos alunos.
    Achei interessante como foram capazes de relatar a vida familiar.
    Como sempre Parabéns pelo trabalho que está realizando.
    Malu

    ResponderExcluir