O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A turma do 2º ano/2009


Após a leitura e comentário da história, foi pedido às crianças que falassem e depois registrassem qual a mensagem da história


Os Três porquinhos (Coleção Clássicos. Ed. Brasileitura)

A mensagem é que se você fizer tudo direitinho sem preguiça, sai tudo certo.
Cinara

Não ter preguiça de fazer as coisas.
Marcela


A história mostrou que não podemos andar sozinhos.
Gabriel

Quando a gente se separa da família as coisas ficam mais difíceis.
Karina



História: No livro didático “Interagindo com a História” (Lilian Souriente; Roseni Rudek; Rosiane de Camargo), unidade 1- capítulo 6- “As crianças e suas histórias”, após a leitura de depoimentos de várias crianças, de diversos lugares, foi proposto que a turma também desse o seu depoimento.



Eu gosto de ir na Educação Física porque eu brinco com Karina, Cinara, Júlia e Bruna.
Quando eu crescer quero ter três filhos.
Eu quero ser professora.
Eu gosto de estudar.
Ana Clara, 7 anos, Brasil.


Meu nome é Enzo, gosto de jogar bola.
As pessoas não podem cortar as árvores, porque elas estão matando à elas mesmas.
Eu adoraria que as pessoas parassem de destruir a natureza.
Eu e meu pai plantamos muitas plantas em nossa casa.
Enzo, 8 anos, moro no Brasil.


Oi! Eu sou um menino.
Meu esporte favorito é futebol.
Eu gosto da natureza. Gosto de estudar.
Também gosto de ir para o parque.
Tenho medo de leão.
Não gosto quando as pessoas quebram as árvores.
Brinco com meu amigo João.
E brinco com meu boneco.
Eduardo, 7 anos, moro no Brasil.


Meu nome é Cinara.
Meu esporte favorito é vôlei.

Eu não gosto de brigas.
Eu gosto de estudar.
Minha família é boa.
Quando eu crescer vou ser pediatra.
Minha escola é ótima.
Cinara Célia, 8 anos, Brasil.


Meu nome é Pedro Lucas.
Eu fico triste quando alguém mata os animais.

Se eu pudesse mudar o mundo pediria para o caçador para não matar os animais. Meu nome é Pedro Lucas, 7 anos, moro no Brasil.


Meu nome é Karina.
Eu tenho medo do escuro e também não gosto de ficar sozinha, porque eu sinto medo.
Quando eu crescer quero ter três filhos.
Eu gosto de estudar e aprender.
Eu gosto de brincar com as minhas bonecas.

Karina Onara, 8 anos, moro no Brasil.


A minha escola é muito legal, porque ela me faz sorrir.
E ela me ensina muitas coisas legais.
Eu gosto muito desta escola.

Rebeca Cristina Ferreira de Abreu, 8 anos, Brasil.


Olá, eu sou a Júlia.
Acho a natureza muito bonita.
E você, acha a natureza bonita?
Minha mãe me falou que os adultos não se preocupam com os filhos.
Mas quando eu crescer não vou ser assim.

Quando eu crescer vou ser muita caprichosa e ir à faculdade.

Júlia, 7 anos, moro no Brasil.


Meu nome é Gustavo.
Eu gosto de jogar futebol.
Quero ser cantor quando eu crescer.
Vou comprar uma casa para morar nela.
Vou plantar um monte de plantas.
Tenho medo de cobra.

Gustavo, 7 anos, moro no Brasil.


Meu nome é João Vítor.
Quando eu crescer, quero trabalhar de veterinário.
Ajudar os animais da rua.
E ter sempre uma hora para a minha família e uma hora para sair.

João Vítor, 8 anos, vive com a família no Brasil.


Quando crescer vou querer ser policial.
Meus esportes favoritos são basquete e futebol.
E dentro da minha casa vai ter vários tipos de plantas e árvores, porque vou cuidar bem delas para poder respirar.
Samuel Anderson, 7 anos, moro no Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário