O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O livro "Letramento . Um ano de histórias"



A equipe: Vera Almeida (Projeto gráfico), Professor Josias Marinho (Oficina de Artes), Leandro Venturelli (Elaboração da capa), Emerson Pianchão (Patrocinador), Grace Santos (Fotos e muito mais...).
Esta equipe, gentilmente cedeu seus serviços para esse projeto.


Colaboraram também as amigas blogueiras Deolinda, Claudiane e Vanda, com a sugestão do "Caderno de Registro espontâneo", que foi incluido no livro: http://alfabetizacaoemfoco.blogspot.com

Tereza Yamahita e Luís Bras que enviaram livros para a turma:
http://terezaeluiz.blogspot.com

A escritora Regina Rennó que participou do livro no prefácio I:
(...) "Um educador de verdade é aquele que tem coragem de propiciar aos estudantres, o espaço e ferramentas para a exposição de seus sentimentos, seus medos, seus limites(...).

A supervisora Maria Imaculada que participou do livro no prefácio II:
(...) "Ao abrir o blog da professsora Joyce, o slogan é "Eu amo fazer o que faço", efetivamente comprovamos isto, com o seu segundo livro sobre letramento, com mais talento, experiência e principalmente sempre com muito afeto. Recebemos essa obra que para nós é um grande presente (...).

A apresentação no livro:

(...) Na E.E.Sandoval de Azevedo, a turma do 2º ano do ensino fundamental, com 7 e 8 anos de idade, teve a oportunidade de se expressar, de apresentar idéias e sentimentos, questionar, opinar e refletir sobre seus sonhos e suas vontades, através de textos e registros espontâneos. Tudo isso abordado na interdisciplinaridade dos conteúdos curriculares. E como principal recurso para esse resultado final a turma teve acesso à uma vasta literatura frnecida pela biblioteca da escola e pelos próprios alunos e seus familiares (...).
Joyce Pianchão (Organizadora).


3 comentários:

  1. Demais, turma do 2º ano! Que trabalho intenso, significativo... estamos tão feliz quanto todos aí, nos sentimos parte mesmo de todo este trabalho! É gratificante pra todos nós educadores que acompanhamos a luta de vocês, o esforço e a humildade para partilhar estes momentos. Comemorem muito esta vitória. Continuem a semear o conhecimento e colheremos o saber sempre!

    Parabéns!!!

    Abraços estrelados!!!

    Lenira, Claudiane, Deolinda e Vanda.

    ResponderExcluir
  2. Era tudo o que queríamos. Vamos adorar e exibir para todos. Será nosso ícone para planejamentos do próximo ano.

    O enderço é:

    Av. Carlos de Medeiros - 395 - Centro

    Baixo Guandu - ES - CEP 29730000

    ResponderExcluir
  3. Ola Professora Joyce.

    Amigos são como estrelas; você nem sempre as vê, mas sabe que existem e sempre estarão lá ... Ausente por conta das atividades, mas sempre que posso dou uma passadinha aqui para cumprimentá-la e me atualizar. Agradeço de coração a todos que continuam me visitando e deixando comentário, minhas desculpas por não retornar, aproveito para justificar que se deve ao numero de atividades exercidas momentaneamente. Na oportunidade desejo de coração um natal de muita luz/paz/alegrias e um 2010 de intensa prosperidade, repleto de grandes conquistas e realizações extensivo aos familiares. Na oportunidade quero compartilhar o poema de Fernando Pessoa; “Quero tudo novo de novo. Quero não sentir medo. Quero me entregar mais, me jogar mais, amar mais. Viajar até cansar. Quero sair pelo mundo. Quero fins de semana de praia. Aproveitar os amigos e abraçá-los mais. Quero ver mais filmes e comer mais pipoca, ler mais. Sair mais. Quero um trabalho novo. Quero não me atrasar tanto, nem me preocupar tanto. Quero morar sozinha, quero ter momentos de paz. Quero dançar mais. Comer mais brigadeiro de panela, acordar mais cedo e economizar mais. Sorrir mais, chorar menos e ajudar mais. Pensar mais e pensar menos. Andar mais de bicicleta. Ir mais vezes ao parque. Quero ser feliz, quero sossego, quero outra tatuagem. Quero me olhar mais. Cortar mais os cabelos. Tomar mais sol e mais banho de chuva. Preciso me concentrar mais, delirar mais. Não quero esperar mais, quero fazer mais, suar mais, cantar mais e mais. Quero conhecer mais pessoas. Quero olhar para frente e só o necessário para trás. Quero olhar nos olhos do que fez sofrer e sorrir e abraçar, sem mágoa. Quero pedir menos desculpas, sentir menos culpa. Quero mais chão, pouco vão e mais bolinhas de sabão. Quero aceitar menos, indagar mais, ousar mais. Experimentar mais. Quero menos “mas”. Quero não sentir tanta saudade. Quero mais e tudo o mais.”
    Muito sucesso. Brilhe sempre! Fique com Deus. Boas festas!

    Valdemir Reis
    www.valdemireis.blogspot.com
    www.jesuslouvoreadoracao.blogspot.com
    www.valdemircantinhopaz.blogspot.com

    ResponderExcluir