O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

domingo, 25 de dezembro de 2011

PROJETO LETRAMENTO 2011 É NOTÍCIA



Na Escola Estadual Sandoval de Azevedo, a professora Joyce Morais Pianchão, com turma do 2º ano do ensino fundamental, com crianças de 7anos, realiza desde 2008 o projeto Letramento. Um ano de histórias, que culmina ao final do ano com a edição de livro com produções textuais dos alunos. Esse projeto tem como objetivo criar diversas oportunidades para que os alunos tenham motivação para produzirem seus próprios textos.
A criança tem assim, a oportunidade de se expressar, de apresentar ideias e sentimentos, questionar, opinar e refletir sobre seus sonhos e suas vontades, utilizando para isso os vários gêneros textuais. Tudo isso sendo abordado nos diversos conteúdos curriculares.
Para esse trabalho de produção textual as crianças são preparadas desde o início do ano, escutando histórias, lendo livros de literatura, formando o cantinho de leitura na sala de aula, participando de passeios a teatro, biblioteca, editora, museu, enfim todas as oportunidades de aquisição de novos conhecimentos são aproveitadas.
A turma ainda tem como recurso motivador um blog criado pela professora (joycepianchao.blogspot.com), onde são postadas todas as atividades realizadas pela turma, inclusive os seus textos.
Para a edição do livro a professora conta com colaboradores que ao conhecerem o projeto, se tornam parceiros voluntários, na execução do projeto.
Nesse ano, no dia 13 de dezembro, foi realizado o lançamento da 4ª edição do livro, com apresentação do coral das crianças, de contadora de histórias, depoimento de colaborador do projeto, participação de exaluno e mais, com muita emoção, dos familiares, professores e convidados que viram a culminância de um projeto que levam a criança a sentir prazer pela leitura e escrita.
E há motivação maior para elas continuarem o trajeto escolar do que se tornarem autoras de um livro?

3 comentários:

  1. Passando para desejar um Natal maravilhoso e abençoado!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. DESEJO-LHE COM TODO CARINHO O ESPÍRITO DO NATAL QUE É PAZ. A ALEGRIA DO NATAL QUE É ESPERANÇA. O CORAÇÃO DO NATAL QUE É AMOR. E TUDO ISSO SE FAÇA VIDA DENTRO DE SUA VIDA, HOJE, AMANHÃ E SEMPRE. SEMPRE É NATAL ONDE NASCE E RENASCE A PAZ, A ESPERANÇA E O AMOR. FELIZ NATAL E ABENÇOADO ANO NOVO PARA VOCÊ, SEUS AMIGOS E FAMILIARES.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por esse belo reconhecimento do bom trabalho que vc desenvolve. Que em 2012 eu consiga aprender ainda mais com vc. Obrigada por compartilhar tão belas experiências.
    Bjs que o Novo Ano venha repleto de boas surpresas.

    ResponderExcluir