O objetivo primordial aqui é incentivar as crianças a se interarem com o mundo da leitura e da escrita. É o de valorizar o que produzem e como produzem. É promover a interação do aluno, da família e dos amigos em favor da alfabetização e letramento.

domingo, 30 de agosto de 2009

A turma do 2º ano/2009

Atividade interdisciplinar

"As famílias do mundinho", de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, São Paulo: DCL, 2006).
Esse livro foi cedido pela aluna Ana Clara.

No período de 14 a 26 de agosto, em sala de aula, essa atividade foi desenvolvida, abordando:

Noção de mundo, organização de idéias, sequência numérica, figuras geométricas, calendário, fases do desenvolvimento humano, linha de tempo, árvore genealógica, semelhanças e diferenças no grupo familiar, caracteristicas da cidade, recorte, colagem, desenho livre, colorido, criatividade, valores e sentimentos como: vida e morte, alegrias e tristezas, brigas, convivência.

Em 19 de agosto já fiz postagem das histórias que foram surgindo na construção do livro. Nessa última quarta-feira, no dia 26 deste mês, encerramos essa atividade com uma votação para escolha do título.
Foram sugeridos:
A família no nosso mundinho/ O mundo da minha família/ O meu mundo.
Foi escolhido o título em destaque.

Agora o livro será encadernado e ofertado à família pela criança.

Vejam uma pequena amostra do trabalho realizado.



Capa do aluno Marcelo



Página 1 da aluna Cinara



Página 2 da aluna Júlia


Página 3 do aluno Enzo


Página 4 do aluno Matheus



Página 5 do aluno Samuel



Página 6 do aluno Eduardo



Página 7 do aluno Gabriel


Página 8 do aluno Pedro


Página 9 da aluna Karina

Recebemos essa mensagem da vice diretora :

Joyce,

Li todas as histórias das famílias de seus alunos! Adorei as histórias e a proposta desse trabalho.
Parabenizo você pelo trabalho interessante e formador de valores, e a seus alunos pelos dons artísticos e criatividade.
Beijos a todos!
Gertrudes
10/10/2009

7 comentários:

  1. Joyce, como não poderia deixar de ser minha admiração total!Cada ano vc renova, reinventa com resultados surpreendentes! Sou "Tiete" sabes disso! Parabens! Bjos Gertrudes

    ResponderExcluir
  2. Adorei este livro quando Joyce me mostrou, agora, com o trabalho dos alunos ele ficou mais lindo ainda! A autora Ingrid, precisa ver as novas ilusrações de seu livro. Parabéns artistas!
    Quanto à professora Joyce, continua 10.

    ResponderExcluir
  3. Ser visitada pela direção da escola é algo que muito me alegra. Agradeço à Malu e a Gertrudes pelo reconhecimento do trabalho realizado pois é um motivo a mais para seguir em frente.Já mandei mensagem para a autora Ingrid. Vamos aguardar a sua visita. É bom trabalhar com uma direção que nos apoia sempre. Obrigada! Joyce.

    ResponderExcluir
  4. Oi Joyce.
    O trabalho está aumentando. Parabéns!
    Gostei muito do desenho do Enzo e Matheus, enquanto o primeiro mostrou as diferenças entre os familiares (estatura e cabelo), o segundo mostrou uma especial atenção ao vestuário. Ele mostrou a diferença na roupa do personagem maior (creio que seja a mãe). São pontos importantes.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Receber o comentário do Professor Josias Marinho, que promoveu na escola uma oficina de Artes para professores, é muito importante e me deixa muito feliz! Com olhar atento ele demonstra ter observado os trabalhos realizados pelas crianças. Obrigada, Josias! Pela visita e pelo registro.

    ResponderExcluir
  6. A cada dia aprendo mais com você e com seus alunos. Estão de parabéns!Com certeza farei um trabalho legal com meus alunos incetivada por vocês. Beijos!!!!!!!!!!!!Nátala

    ResponderExcluir
  7. Vejam só a animação da Professora, Nátala! Ela está acompanhando as postagem e também está realizando as atividades com sua turma. Estou feliz em poder passar essa motivação para minha colega. Obrigada, amiga!

    ResponderExcluir